O Relatório de Gestão 2015 da Assembleia Legislativa foi apresentado pelo presidente Edson Brum (PMDB) durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 29, no Salão Júlio de Castilhos. Um dos principais postos destacados pelo parlamentar foi a economia de 15% do orçamento da Casa Legislativa.“Atingimos os R$ 85 milhões, um índice significativo”. A intenção inicial era promover uma economia de pelo menos 5%. Mesmo devolvendo esse valor, cerca de R$ 93 milhões permanecem no caixa e poderão ser utilizados em investimentos.
Ele fez questão de ressaltar, que este grau de economia nos gastos do Parlamento não é de agora e vem sendo construído nos últimos anos, por todos os presidentes, ‘diante de uma realidade cada vez mais dura das finanças estaduais’. Igualmente observou que esta vitória não era pessoal, “mas de toda a Mesa Diretora, dos deputados e servidores, que contribuíram por demais, correspondendo às campanhas por economia solicitadas pela Casa, em especial de água, luz e impressões”. O presidente da AL, lembrou que começou sua administração estabelecendo o diálogo com a sociedade, o aprimoramento da transparência e o aprofundamento da gestão, muito especialmente a contenção de gastos como principais pontos que seriam perseguidos. “Assim, deixo a presidência com a consciência do dever cumprido e satisfeito, mesmo diante de acontecimentos desagradáveis, como naquele 15 de setembro, quando, ela primeira vez, em 180 anos de história, o Parlamento gaúcho teve suas portas fechadas pela vontade de uma minoria, fato que não havia ocorrido nem mesmo nos duros anos do regime militar”.Conforme reforçou, “decidimos (a Mesa), de forma plural, superarmos esta e outras adversidades, a partir da disposição ao diálogo e à transigência. Mesmo naquele dia não deixamos de dialogar”, recordou. Na sequência, o deputado Edson Brum apresentou, de forma resumida, os resultados da sua administração a partir dos dados e informações presentes no Relatório ALRS 2015.
“Sempre trabalhamos em conjunto pelo bem do Estado, numa articulação plena”Edson Brum Presidente da Assembleia Legislativa
POSSENa quarta-feira, 3, a deputada Silvana Covatti (PP) assume a presidência da Casa. é a primeira vez na história que uma mulher presidirá o parlamento gaúcho. A cerimônia está marcada para as 14h, no Plenário 20 de Setembro. Relatório de GestãoCom 84 páginas, a publicação destaca o diálogo com os Poderes de Estado, pela transparência e agilidade na tomada de decisões colegiadas por parte da Mesa Diretora e pela reflexão de temas de interesse da sociedade.O relatório informa atribuições e realizações dos mais diferentes setores da Casa legislativa. A partir do tripé diálogo, transparência e gestão, a publicação alicerça-se sobre dois eixos principais, o Institucional e a Gestão. No primeiro, destaque para o resgate do papel do Parlamento como protagonista em ações da comunidade, como os esforços para redução da dívida com a União e o compromisso no enfrentamento da grave situação das finanças públicas. No segundo eixo, as ações de contingenciamento nos gastos do Poder e a economia gerada. Num tópico seguinte, um resumo do trabalho Legislativo, em plenário e nas Comissões representativas. Foram 127 sessões plenárias, com 275 proposições apreciadas. Por fim, o item Comunicação e Cultura, no qual são retratadas as formas de divulgação do trabalho parlamentar e iniciativas culturais, uma forma de integração ainda maior com a sociedade.