Nesta quarta-feira, 13, a Alliance One Brasil completa 15 anos. Com matriz em Venâncio Aires, a empresa foi constituída em 2005, após fusão dos grupos Dimon Incorporated e Standard Commercial Corporation. Atualmente emprega em torno de três mil funcionários, em todas as unidades, além de adquirir tabaco de cerca de 16 mil produtores do Sul do Brasil.
Uma das maiores empresas de Venâncio, a Alliance é uma das principais fornecedoras para as fabricantes mundiais de cigarros. No município, além da fábrica, mantém o seu centro administrativo e polo logístico no Rio Grande do Sul, com unidades de armazenamento de tabaco cru e manufaturado.
Em setembro de 2018, com a criação da Pyxus, uma nova estrutura organizacional foi formada e considerada um passo importante para o futuro da companhia. Esta nova empresa, em formato de holding, passou a gerenciar serviços de suas subsidiárias, entre elas a Alliance One, e incluiu novas culturas agrícolas. No entanto, a representação da Pyxus com negócios de tabaco é realizada exclusivamente através da marca Alliance One.
O movimento colaborativo “de dentro para fora” que culminou na criação da Pyxus teve o objetivo de planejar os próximos 150 anos da organização. “Com esse novo posicionamento global, buscamos aprimorar e garantir o fornecimento de um produto sustentável, de qualidade e com rastreabilidade, para nossos clientes globais”, destaca a Alliance One.
Momentos marcantes na história da empresa
• Em 2011, ocorreu a instalação do polo logístico em Venâncio Aires
• No mesmo ano, foi inaugurada a unidade de beneficiamento de tabaco em Araranguá (SC)
• No ano seguinte, 2012, foi criada a China Brasil Tabacos, no formato de joint-venture com a China Tabaco Internacional do Brasil (CTIB).
• Em 2016, buscando estar cada vez mais próxima de sua base produtiva, a empresa investiu no reposicionamento de unidades de compra de tabaco em Santa Catarina, estruturando filiais nos municípios de Lontras, Canoinhas e Pinhalzinho.
• Em 2017, iniciou-se um grande movimento global, que trouxe um novo posicionamento estratégico, e culminou na criação da Pyxus, em setembro de 2018.
LEIA TAMBÉM: Histórias de quem vive a Alliance
FOCO NA RESPONSABILIDADE SOCIAL
No decorrer dos 15 anos da Alliance One, diversos projetos foram desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas. Um dos exemplos em Venâncio Aires é o Projeto Renovar, que capacitou profissionalmente moradores do bairro Battisti, possibilitando a geração de trabalho e renda, bem como o desenvolvimento comunitário sustentável.
A forte cultura de responsabilidade social na empresa também foi a motivação para a criação de um grupo de voluntariado corporativo. O Abraço Solidário, que existe há 11 anos, leva em conta que o conhecimento está nas pessoas e contribui para que elas usem suas habilidades para levar a solidariedade para quem precisa, com todo apoio da empresa para uma efetiva atuação social. Desde 2008, já foram mais de 30 mil horas de trabalho voluntário e centenas de instituições beneficiadas, nos três estados do Sul.
Desde 2017, por meio de parcerias com diversas instituições, o projeto de incentivo à leitura ‘Abre Aspas’, desenvolvido pela Alliance One e pela China Brasil Tabacos, beneficiou 13 escolas de Venâncio com estantes literárias e acervos de livros. Ao todo, foram 1,7 mil exemplares doados. Além disso, os professores das escolas beneficiadas participaram de duas oficinas de contação de histórias e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer assistiram a uma peça teatral do Grupo Ueba, no ano passado, dentro das ações do projeto.
SUSTENTABILIDADE
A busca pela sustentabilidade ambiental é uma constante nos processos da Alliance One. Um exemplo é a redução, reutilização e reciclagem da água. Em 2019, a empresa alcançou uma redução de 25% de consumo do recurso natural por tonelada de tabaco processado.
O investimento em energias renováveis já garantiu a redução de 11% na energia utilizada pela empresa. A partir de uma nova modalidade de contratação de energia elétrica, aproximadamente 90% de toda a energia (térmica e elétrica) consumida pelas usinas de processamento da Alliance será oriunda de fontes renováveis.