Haas começa obra de ampliação para produção própria de pellets

-

A empresa Haas Paletes, localizada em Linha Brasil, interior de Venâncio Aires, começou a obra de construção da sede para a fabricação de pellets. A empresa trabalha com a comercialização do biocombustível há dois anos e, agora, coloca em prática o projeto para produção própria do material.

Segundo o diretor, Júnior Haas, as obras começaram há três semanas e devem ser concluídas até o fim do ano. “É um projeto que temos há dois anos para podermos ter a fabricação própria dos pellets de madeira, que hoje comercializamos de outros fornecedores”, afirma.

A fábrica de 2,5 mil metros quadrados de área construída vai possibilitar a produção de cinco toneladas de pellet por hora, cerca de 2,5 mil toneladas por mês. Atualmente, a comercialização é feita na região e também exportada para a Europa.

Faturamento

O diretor explica que o investimento vai agregar muito no faturamento da empresa e tornar a Haas uma das maiores produtoras de pellets do país. “Vamos ganhar principalmente no faturamento, pois vamos utilizar um subproduto que é a serragem para transformar na biomassa mais sofisticada que existe”, salienta.

Haas explica que, por mais que no Brasil ainda seja pouco conhecido, o pellet de madeira é um produto muito nobre que traz muitos benefícios com sua utilização. “Aqui na região temos o mercado aviário que já vem utilizando muito o pellet. Agrega muito ao produtor no aumento da escala e qualidade de vida”, defende.

Segundo ele, a substituição da lenha por pellet possibilita que o produtor não precise ficar envolvido com frequência no abastecimento de lenha e possa se dedicar a outras atividades que possibilitem o desenvolvimento da propriedade. “Vemos também um grande potencial nas indústrias para aplicações mais diversas.”

A intenção é introduzir a biomassa para a secagem do tabaco. Segundo Haas, já foram feitos testes em duas empresas de tabaco que demonstraram interesse e tiveram bons resultados. “Vamos participar da Expoagro do próximo ano para expor o produto. É uma alternativa para empreendimentos que querem crescer e se tornar mais competitivos”, ressalta.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido