Plataforma do eSocial será alterada

-

A partir de maio do próximo ano, uma nova plataforma do eSocial passa a ser utilizada. O novo eSocial simplificado apresenta uma nova forma de escrituração de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, que vai substituir a plataforma atual.

Segundo o contador da Lucamo Contabilidade, Adriano Becker, a mudança mais significativa no novo programa é que o CPF será o único número de identificação do trabalhador. “Nessa nova plataforma é dispensada a necessidade de outros dados, como número do PIS. Também foram revogadas 48 portarias do antigo Ministério do Trabalho”, enfatiza.

O contador avalia que uma das principais vantagens é a desburocratização com a substituição de diversas obrigações acessórias, que aos poucos serão substituídas por esta plataforma, como a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), dentre outros. “Os dados serão colhidos diretamente da plataforma, sem necessidade de informações adicionais”, completa.

Sobre o manuseio do novo programa, Becker afirma que não será necessária uma capacitação longa, pois a plataforma em si não vai ser modificada, mas terá uma redução nos campos a serem preenchidos. “Será muito importante que todas as informações estejam corretas, pois toda a base de utilização para geração da folha de pagamento, bem como a obtenção de benefícios, será através desta plataforma”, diz.

O novo sistema passará a ser obrigatório a partir de maio de 2021, para que as empresas tenham tempo para se adequar às novidades.

“A nova plataforma aumenta a responsabilidade dos profissionais de contabilidade no abastecimento das informações, pois toda a base para geração de folha de pagamento e obtenção de benefícios, até mesmo aposentadoria, será pelo espaço.”
ADRIANO BECKER
Contador

PRINCIPAIS MUDANÇAS

1 Redução do número de eventos.
2 Redução do número de campos do leiaute, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados.
3 Ampla flexibilização das regras de impedimento para o recebimento de informações.
4 Facilitação na prestação de informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS.
5 Utilização de CPF como identificação única do trabalhador.
6 Simplificação na forma de declaração de remunerações e pagamentos.
7 O eSocial Simplificado substituirá diversas obrigações acessórias hoje existentes, e sua integração.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido