

A meta é lançar nos próximos dias, o edital para chamamento público de organizações para gerenciarem a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Brands. A previsão é da Administração Municipal, que aposta em um projeto pioneiro, para viabilizar o início dos serviços.
Poderão participar do credenciamento entidades interessadas em gerenciar o estabelecimento de ensino, por meio de convênio com a Administração Municipal. O número de professores, auxiliares e responsáveis por serviços gerais e merenda, por exemplo, será estabelecido no edital. Contudo, a média de profissionais que atuam na rede pública de educação infantil de Venâncio Aires é de 35 a 40 pessoas, por instituição.
ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO
Ainda de acordo com o coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Alice Theis, a organização que responderá pela instituição ficará responsável pela gestão administrativa, dos recursos humanos e pela manutenção da estrutura física da escola. Contudo, a gestão pedagógica será feita pela Secretaria Municipal de Educação. Inclusive, a intenção é de que essa coordenação seja comandada dentro da escola por profissional concursado pelo Município.
Já de acordo com a procuradora jurídica do Município, Marion Kist, o edital está na fase de revisão. “Depois de muitos contatos e estudos estamos revendo alguns artigos para, na sequência, apresentar o texto final.”
CRIANÇAS DE ATÉ 3 ANOS
A instituição de ensino foi projetada para atender cerca de 70 crianças de até 3 anos em turno integral. O investimento até o momento na nova escola é próximo de R$ 1 milhão. “Nossa meta é colocar a escola em funcionamento ainda neste ano”, destaca Alice.
A medida já adotada por cidades como Taquari e Novo Hamburgo é vista como alternativa para impedir um novo inchaço na folha de pagamento da Administração Municipal.
DIAGNÓSTICO ATUAL
Atualmente, o bairro Brands não conta com nenhuma escola de educação infantil. Nos bairros próximos com o Brands há duas Emeis: a Gente Miúda, no Macedo, e a Aloisius Paulino Algayer, no Coronel Brito. São 448 crianças que estão na lista de espera por vagas em creche, conforme relação disponível no site da Prefeitura de Venâncio Aires. Entre elas, 105 estão sendo atendidas em escolas particulares, em vagas compradas pelo Município.