Na semana que os os candidatos iniciaram, oficialmente, a campanha eleitoral, a Folha do Mate publica nesta edição, a primeira pesquisa com a intenção de voto dos venâncio-airenses para prefeito. Se na rua a campanha ainda é tímida, o resultado desta pesquisa ‘esquenta’ os bastidores políticos e a disputa eleitoral. Sobretudo, deixa a expectativa para uma campanha que promete ser muito acirrada e uma das mais disputadas da história política venâncio-airense.

A Folha contrata pesquisas eleitorais desde 2004 e tem na sua forma de conduta, a credibilidade e a seriedade de quem cobre os pleitos municipais desde 1972. A empresa, em 2016, voltou a apostar na divulgação da pesquisa, pois acredita no potencial desta ferramenta para contribuir com o processo eleitoral da Capital Nacional do Chimarrão que culminará com a eleição do novo prefeito, vice e dos 15 vereadores, no dia 2 de outubro. Até o dia de confirmar o voto nas urnas, eleitores e candidatos poderão conferir mais duas pesquisas que serão disponibilizadas, para que cada um possa fazer a sua própria análise do cenário eleitoral. Os números são aliados para candidatos e também para eleitores que podem acompanhar o desempenho daqueles que colocaram seus nomes à disposição para governar o município.

Anda sobre a pesquisa divulgada nesta edição, destaca-se que a amostra está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi contratada junto ao Instituto Methodus, criado em 1995 e que atualmente presta consultoria e realiza pesquisas para órgãos governamentais e empresas de diferentes áreas de negócios. De acordo com o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, a empresa trabalha para oferecer informações precisas e exclusivas aos clientes, com resultados que vêm tornando a instituição referência em pesquisa no mercado do Sul do Brasil. Nesta edição, aliás, Sauer participa fazendo uma análise dos resultados da amostra. Segundo ele, a situação de momento é de polarização da eleição para dois candidatos – Jarbas da Rosa e Giovane Wickert -, mas surpreende o percentual alcançado por Vinícius Medeiros.

Embora muitos queiram apenas saber dos números e percentuais apresentados, para posterior repercussão, a pesquisa serve também para evidenciar a situação neste momento, já que os 400 entrevistados foram ouvidos nos dias 12 e 13 de agosto, antes do início oficial da campanha, portanto. Sabe-se, entretanto, que muita água ainda vai rolar, as campanhas ganharão corpo e o cenário eleitoral sempre é recheado de surpresas. é o momento dos candidatos apostarem no corpo a corpo e aproveitarem, ao máximo, para apresentar demandas e pedir o voto de confiança de cada eleitor.

A Folha, neste processo, mais uma vez também apresentou seu Plano de Cobertura das Eleições e abre suas páginas, diariamente, para divulgar atividades de campanha e projetos dos governos. Ao se declarar um Jornal Parceiro da Comunidade, também mostra que a comunicação é uma das ferramentas mais importantes para divulgação clara, ética e democrática das ideias e propostas dos candidatos.

Conforme a pesquisa da Methodus, o percentual de eleitores que ainda não definiram o voto passa de 50%. Ou seja, os candidatos têm muito trabalho pela frente e, o jornal, mais uma vez está ao lado do eleitor para contribuir neste processo tão importante para a sociedade.A campanha só começou e o desejo é que o voto de cada um seja definido com calma, de forma consciente, com informação. Aos candidatos, uma campanha à altura da nossa cidade. Que o pleito seja limpo, respeitoso e honesto.