A rodada de entrevistas realizadas pela Folha do Mate com os candidatos venâncio-airenses contou com mais um postulante. Nesta terça-feira, 30, foi a vez do candidato pelo Partido Progressista a deputado estadual, Eduardo Kappel. Ao longo de 15 minutos, ele defendeu melhor infraestrutura e o fim dos pedágios, além disso, efetuou criticas ao atual governo pelo estado em que se encontram algumas rodovias estaduais.
O progressista defende melhorias no sistema eleitoral brasileiro, especialmente, para garantir mais rotatividade no Parlamento estadual. Segundo ele, a possível eleição de Ana Amélia Lemos, do seu partido, poderá garantir um aumento na bancada do PP na Assembleia Legislativa. “O atual sistema eleitoral não permite que os mais votados sejam eleitos, muitas vezes depende da representatividade do partido. Com a minha candidata ao governo do Estado, Ana Amélia, eleita, vai ocorreu um aumento da bancada do partido no parlamento, facilitando o ingresso de novos deputados.”
De acordo com Kappel, uma reforma poderá garantir eleições por voto distrital, se ocorrer, segundo ele, ficará mais fácil para a região eleger os seus representantes. “O voto por distrito garantirá que os candidatos daqui tenham sua vaga no Congresso e na Assembleia, se trabalha mais pela região e neste território.”
Representatividade
O candidato afirma que é necessário ampliar o debate da representatividade de Venâncio Aires na Assembleia e no Congresso Nacional. “Não dá para ficar do jeito que está, porque Venâncio Aires não tem representante. Vemos Santa Cruz e Lajeado crescendo porque possuem parlamentares. Quero ser deputado para buscar recursos para a nossa gente, manter atividades para garantir a continuidade das obras na ERS-422 e ERS-244.”
Não dá para ficar do jeito que está, porque Venâncio Aires não tem representante. Vemos Santa Cruz e Lajeado crescendo porque possuem parlamentares
Infraestrutura
Ao longo de 15 minutos o candidato respondeu perguntas elaboradas pela equipe do programa Folha no Ar e também questionamentos sorteados por áreas temáticas. Um dos assuntos foi o da infraestrutura, especialmente sobre a situação das estradas estaduais. Kappel se diz contrário ao sistema de pedágios. “Sempre me posicionei completamente contra o pedágio. Os representantes de Santa Cruz do Sul se articularam para jogar a praça à Venâncio Aires. A EGR acabou com as estradas do Rio Grande. O que adianta baixar o valor da tarifa para R$ 5,20 se não temos segurança nas estradas e qualidade nas rodovias.”
Segurança
O atual déficit do sistema prisional do Rio Grande do Sul também foi uma das perguntas sorteadas para o candidato. Ao longo da resposta, o progressista criticou a decisão do prefeito Airton Artus em aceitar a vinda de um presídio fechado. “Presídio traz medo e desvalorizou as terra em volta daquela região. O nosso prefeito deveria ter exigido mais segurança em Venâncio Aires, antes de começar a construção desta unidade. Todos os presídios estão superlotados, o que acaba trazendo insegurança. Nossa polícia não tem pessoal e nem armamento para atuar.”
Confira a entrevista: