A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro II, de Linha Hansel, promoveu, ao longo da semana, o Seminário Nacional e Internacional sobre a Pandemia. O ponto alto da programação ocorreu na quinta feira, 22, com a presença da CEO de empresas Janaina Nascimento, que trouxe à tona como foi a pandemia nos Estados Unidos.
A convidada falou sobre alguns estados norte-americanos como Califórnia, Texas, Flórida e Nova Iorque, e destacou a importância da educação no país. A palestrante também contou sobre a pandemia na Austrália, que conseguiu zerar os casos de Covid e, mesmo assim, os moradores continuam sem querer sair de suas residências. Com isso, de acordo com Janaina, o governo está tentando reativar a economia enviando às famílias vales para cinema, teatro, restaurante e shopping, para que possam reintegrar-se novamente na sociedade.
Outro convidado, o empresário Marco Aurélio Wagner Pereira explanou sobre a política norte-americana, fazendo uma explanação das diferenças e igualdades entre republicanos e democratas. Apresentou como as empresas se reinventaram para vencer o problema econômico, a partir de sua experiência pessoal.
Pereira trouxe uma visão política e atual do país, ressaltando que, nos EUA, devido a tantas catástrofes, principalmente em relação aos furacões, o governo e os cidadãos estão sempre preparados com suportes financeiros, treinamento de evacuação e métodos de sobrevivência para enfrentarem estes momentos. Outro aspecto importante ressaltado na fala de Pereira foi que o empreendedorismo foi uma das formas de reinvenção da economia do país.
O seminário contou, ainda, com a participação em vídeo da família Lambeth, que mora no Texas e respondeu questões elaboradas pela escola, referentes ao olhar do adolescente em relação à pandemia, voltada para o foco escolar. “Foi uma manhã de intensa aprendizagem”, avalia a professora Silvania Carvalho, uma das organizadoras do seminário. As atividades realizadas ao longo da semana abrangeram estudantes de todas as turmas da Emef Dom Pedro II.

Demais atividades do seminário
• Ação dos Doutores P sobre os cuidados em época de Covid-19
• Intervenção no intervalo com equipe do Na Pilha!, da Folha do Mate, e Terra FM
• Bate-papo com a psicóloga Juliana Rohde, sobre síndromes causadas pela pandemia
• Bate-papo com psicólogo Luís Fernando da Veiga, sobre síndromes causadas pela pandemia
• Bate-papo com a enfermeira Letícia Machry sobre testes de Covid
• Bate-papo com Conselho Tutelar sobre responsabilidades em época de ensino remoto

Diários de pandemia
A turma de 9º ano da Emef Dom Pedro II desenvolve o projeto ‘Diários da pandemia’, por meio do qual os estudantes compartilham suas experiências durante o período. Quando as aulas ainda estavam acontecendo em formato remoto, a professora de História, Silvania Carvalho, desafiou os alunos a escreverem um diário sobre a pandemia.
O conteúdo que estava sendo trabalhado era a Gripe Espanhola. A partir disso, a professora e alunos questionam: de onde saíram todas as informações sobre a gripe que temos acesso hoje em dia? A conclusão é de que elas só estão disponíveis devido a registros feitos na época em que o fato ocorreu. Motivados por isso, eles passaram a registrar os fatos atuais.
Com a volta das aulas presenciais, a professora de Português, Franciélle da Rosa, também aderiu ao projeto. Por meio do perfil Diários da Pandemia, no Instagram, os estudantes expõem seus sentimentos com relação ao momento e compartilham demais informações, deixando registradas, para a história, a visão e as vivências deste momento.