Professora Karine Wessling e o aluno Matheus de Freitas estarão no Paraguai desta terça-feira até o sábado  (Foto:Divulgação)
Professora Karine Wessling e o aluno Matheus de Freitas estarão no Paraguai desta terça-feira até o sábado (Foto:Divulgação)

Desenvolvido por estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benno Breunig em 2017, o projeto ‘Bairro: nosso espaço, nossa responsabilidade’ atravessa fronteiras e nesta semana será apresentado no Paraguai durante a II Edição Internacional y IV Edição Nacional de la Feria Cientificia – Tecnológica. O evento ocorre em Mariscal Estigarribia desta terça-feira, 15, até o sábado, 19.

A apresentação do projeto sobre o bairro são Francisco Xavier será feita pela professora Karine Wessling e pelo estudante Matheus de Freitas, representantes de Venâncio Aires no evento internacional. A viagem e a participação na mostra de trabalhos serão custeadas pela Secretaria Municipal de Educação.

O PROJETO

Em 2017, o projeto intitulado ‘Bairro: nosso espaço, nossa responsabilidade’ passou pela mostra interna da escola e conquistou espaço na Mostra Municipal de Trabalhos de Venâncio Aires. Na ocasião, a iniciativa assegurou passagem para a Mostra de Criatividade em Ciências, Arte e Tecnologia (Mostratec) Júnior, em Novo Hamburgo.

Durante a participação nesse evento, os representantes da Emef Benno Breunig foram selecionados para apresentar, em 2018, o projeto no Foro de Ciencia y Civilización (FOCICI) realizado em Cerrito, na Argentina. Nessa oportunidade, eles foram credenciados para a feira no Paraguai.

De acordo com Karine, o projeto surgiu em meio as rotinas da turma na escola e da reflexão sobre a responsabilidade de cada um com o espaço onde vive. “As transformações, como obras de pavimentação, no ambiente que circunda a escola, e a necessidade da ampliação da autonomia dos estudantes no deslocamento casa/escola resultou em inquietações vivenciadas pelos alunos”, explica. Dessa forma, segundo a professora a proposta busca reconhecer o bairro como um espaço geográfico de circulação em constante transformação de acordo com as ações individuais e coletivas. “Além, de abrir possibilidade para uma enriquecedora leitura de mundo no contexto da responsabilidade entre o ‘eu, você e nós’”, complementa.

LEIA MAIS: 

Projeto da Emef Benno Breunig participa de feira na Argentina

Destaque na Argentina, projeto da Escola Benno Breunig se credencia para feira no Paraguai