Na rede estadual de educação, conforme o chefe administrativo da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e responsável pelas matrículas, Leonardo Souza, o período de inscrições para matrículas no 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio inicia no dia 1º de novembro e segue até o dia 29. As matrículas devem ser feitas de forma on-line pelo site da Secretaria Estadual de Educação. É necessário preencher os dados e requisitos e selecionar até quatro escolas dentro do território correspondente a residência do estudante. O resultado será divulgado a partir do dia 31 de dezembro e a efetivação da matrícula será de 3 a 14 de janeiro de 2022 diretamente na escola selecionada. O chamamento de suplentes caso houverem vagas, será de 19 a 25 de janeiro.
Já transferências de 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio serão aceitas de 3 a 14 de janeiro, também no formato on-line. Estudantes interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), seguem o mesmo período. Rematrículas da rede estadual são feitas conforme cronograma de cada escola. “Alunos devidamente matriculados já tem a rematrícula gerada automaticamente, mas a escola pode chamar para atualização de dados. Isso deve ocorrer até o final do ano letivo”, explica.
Sistema informatizado em Venâncio
A partir deste ano, as matrículas e rematrículas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emfes) de Venâncio Aires serão feitas através de um sistema informatizado. A novidade atende uma proposta do Plano de Governo da Administração Municipal para facilitar e agilizar as matrículas e a atualização dos dados dos estudantes, além de favorecer o acesso a frequência, desempenho escolar e documentação. Os prazos para os pais ou responsáveis pelos alunos procurarem as escolas começa em novembro.
De acordo com a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Juliane Weiss Niedermayer, os responsáveis pelos estudantes devem se dirigir à escola mais próxima de sua residência para fazer a rematrícula ou matrícula. Para fazer a inscrição ou mesmo confirmar a rematrícula é necessário apresentar junto à direção dos educandários, os seguintes documentos: certidão de nascimento e/ou CPF do aluno, cartão do SUS, carteira de vacina, comprovante de residência, histórico escolar para alunos que frequentaram a Educação Infantil e ainda, carteira de identidade ou CPF dos pais.
Pais de alunos da Educação Infantil que frequentam as cessões de uso, as rematrículas e matrículas serão realizadas nas próprias escolas onde os alunos frequentam as aulas. As datas definidas para cada turma, de acordo com Juliane, serão comunicadas aos pais serão comunicados.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura
Cronograma da rede Estadual
-
Matrículas 1º ano Ensino Fundamental e Médio de 1º a 29 de novembro
-
Divulgação dos resultados a partir de 31 de dezembro
-
Efetivação das matrículas de 3 a 14 de janeiro de 2022
-
Chamamento de suplentes de 19 a 25 de janeiro
-
Transferências e EJA de 3 a 14 de janeiro
Cronograma da rede Municipal
-
Rematrículas de 16 à 26 de novembro
-
Pré-matrículas de 1º à 3 de dezembro (destinada apenas aos alunos do pré-B que ingressam no 1ºano)
-
Matrículas de 7 até 17 de dezembro
-
Segundo período de matrículas de 7 a 11 de fevereiro de 2022 (mesmo período da efetivação da pré-matrícula para o 1º ano)
LEIA MAIS: