
Abrem-se novas escolas de Educação Infantil, amplia-se a estrutura física de unidades já existentes e são adquiridas vagas na rede privada. Essa tem sido a rotina da Secretaria de Educação nos últimos anos para enfrentar a demanda constante por vagas, que chega a 313 crianças segundo o Relatório de Lista de Espera de Solicitações de Vagas, disponível no site da Prefeitura e cuja data-base refere-se ao dia 31 do último mês.
A boa notícia é que o número deve sofrer uma redução nos próximos dias com a compra de um novo pacote de vagas em escolas particulares, anunciada pela Administração na terça-feira, 9. Segundo o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, a medida vai atender mais 45 crianças e eleva para 272 o total de vagas custeadas pelo Município na rede privada.
O investimento mensal para cada criança atendida em turno integral na rede privada é de R$ 1.119,47, o que representa um aporte total de R$ 304.495,84 destinado exclusivamente a essas vagas. “O investimento reforça o compromisso da gestão com a garantia do direito à educação desde os primeiros anos de vida”, diz o secretário.
As vagas compradas pela Prefeitura são distribuídas em oito escolas particulares credenciadas, previamente habilitadas para oferecer o serviço conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Educação. Além disso, o Município mantém parcerias com o Escola Infantil Lar da Criança, do Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva) e com a Escola Casa da Amizade, do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que juntas somam 196 matrículas. Ao todo, 1.946 crianças estão sendo atendidas pelo Município, considerando escolas próprias, parcerias e vagas compradas.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires
Distribuição das novas vagas
As 45 vagas adquiridas pela Prefeitura junto à rede particular estão divididas da seguinte forma:
•Nível IA: 19 vagas
•Nível IB: 16 vagas
• Nível II: 10 vagas
Lista de espera é pública
• O Município disponibiliza a lista de espera por vagas na Educação Infantil através do site oficial (www.venancioaires.rs.gov.br), que é atualizado mensalmente.
• Entre as informações da lista estão as iniciais do nome e sobrenome da criança e a data em que foi solicitada a sua inclusão na lista.
• Dos 313 nomes que constam no relatório com data-base do dia 31 do último mês, 275 foram inscritos em 2025, 37 em 2024 e um em 2023.
• Em relação aos níveis, são 192 de bebês do Nível IA, 47 de bebês do Nível IB, 72 crianças bem pequenas do Nível II e 2 crianças bem pequenas do Nível III.
Estratégia não se limita à compra de vagas, diz secretário
Apesar do investimento na compra de vagas, o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, afirma que a estratégia do Município para zerar a fila de espera por vagas na educação infantil também passa por obras de infraestrutura.
Como destaque, ele lembra que a Administração já licitou a construção de um novo prédio para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Frederico Reinaldo Closs, no bairro São Francisco Xavier. A obra vai ampliar a capacidade de atendimento da escola de 111 para 188 crianças. “Somente ali, eu já ganho quase 80 vagas a mais”, explica.
O prédio no bairro Cruzeiro, que funciona como sede provisória da Emei Closs desde a enchente de 2024 que interditou o prédio original, também deve permanecer em funcionamento mesmo após a inauguração da nova unidade. Além disso, o secretário não descarta novas ampliações em outros educandários, reforçando a meta da gestão de zerar a fila em todos os níveis da educação infantil até o fim do mandato.
“Hoje nós já zeramos o nível três e a pré-escola, de quatro e cinco anos. A ideia é, com a compra de vagas, a expansão da Emei Closs e possíveis ampliações em terrenos disponíveis, atender a demanda de zero a três anos também”, afirma.