Os alunos que ingressarem no ensino superior da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir do próximo vestibular, terão uma experiência inovadora. A Reinvenção Pedagógica da instituição, como foi ‘batizada’, foi anunciada na manhã dessa quinta-feira, 24. A mudança começará a ser implantada no primeiro semestre do próximo ano, em todos os cursos de graduação, inclusive nos cursos oferecidos na Unisc Venâncio Aires.
A nova arquitetura curricular promete formar um aluno ainda mais preparado para o mercado de trabalho, mais conectado com o conhecimento, com o desenvolvimento regional e preparado para as competências da vida.
Durante coletiva de imprensa, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e o vice-reitor Rafael Henn também confirmaram que a mudança engloba a oferta de ensino superior com valor mais acessível, sem perder a qualidade.
Segundo Carmen Lúcia, está em estudo a redução dos valores das mensalidades, percentual que deve ser confirmado nos próximos dias, após as reuniões dos Conselhos de Graduação e Universitário. “Na próxima semana, após as reuniões internas dos conselhos, iremos detalhar as mudanças de todos os currículos, de cada curso, bem como, os preços de cada graduação já visando o próximo vestibular”, antecipa a reitora.
PERFIL
A mudança atende, sobretudo, uma estratégia da própria universidade, o perfil dos novos estudantes e também as necessidades e transformações do mercado de trabalho. “Queremos que o aluno seja protagonista da aprendizagem, trabalhe com problemas reais e esteja mais conectado com mercado de trabalho, afinal, é para lá que ele vai. Queremos formar os alunos para as competências da vida e do trabalho”, resume a reitora.
AS AULAS
Com a mudança, os cursos permanecem com o mesmo tempo de duração, porém, todo o conteúdo será dividido em módulos que permitirão que, desde o primeiro mês de aula, os acadêmicos sejam envolvidos em cenários reais e simulados.
Além de módulos específicos sobre o curso escolhido, os alunos da Unisc terão módulos interdisciplinares que buscarão conectar alunos de diferentes graduações, a comunidade e empresas. “Estamos mexendo na estrutura organizacional e também naquilo que, para nós, é o mais precioso, os cursos de graduação”, complementa Carmen Lúcia.
“Queremos proporcionar uma experiência que encanta, que transforma.”
CARMEN LÚCIA DE LIMA HELFER – Reitora da Unisc
A integração dos acadêmicos de cursos diferentes ocorrerá em módulos que prometem lhes preparar para as chamadas competências humanas. “Em uma empresa, um Engenheiro, por exemplo, precisa saber trabalhar e buscar soluções com profissionais de diferentes áreas”, observa Henn.
ENSINO
O ensino será dividido em seis conjuntos de módulos: a formação geral; a formação por área (como saúde, ciências humanas, etc); a formação profissional por curso; componentes curriculares eletivos (por exemplo, o aluno da Administração pode escolher algum módulo do Direito para complementar a formação) e; laboratório de empreendedorismo e práticas comunitárias. As atividades complementares (extraclasse) também integram a formação acadêmica.
O laboratório de empreendedorismo é uma das principais novidades da Reinvenção Pedagógica. Neste etapa, todos os estudantes receberão, por exemplo, problemas e demandas que a comunidade regional poderá e será convidada a apontar e, em equipes multidisciplinares, os acadêmicos buscarão devolver soluções. A proposta também fortalece o Parque Científico e Tecnológico da própria Unisc, o empreendedorismo social e empresarial. “Temos que preparar os alunos não apenas tecnicamente, mas também para a vida. Não adianta, por exemplo, ter um diploma em Odontologia e não saber como montar um consultório”, exemplifica Henn.
“Precisamos preparar os alunos para o futuro do trabalho. Eles precisam estar preparados para saber fazer.”
RAFAEL HENN -Vice-reitor da Unisc
A capacitação dos professores também faz parte desta transformação, o que inclui cursos de especialização, como MBA e oficinas de desenvolvimento. Em sala de aula, os professores atuarão como tutores e provocadores do aprendizado. “As salas de aula também vão mudar, a exemplo de algumas que a Unisc já oferece”, antecipa o vice-reitor.
Com a integração dos alunos em módulos de formação por áreas, a estruturação física também é modificada. Os departamentos já foram reduzidos de 17 para seis. As eleições dos coordenadores ocorrem no mês de novembro e em janeiro os escolhidos assumem oficialmente.
JÁ É ALUNO?
Quem já é aluno da Unisc concluirá o curso de graduação normalmente, com o atual currículo. O estudante poderá pedir uma avaliação de uma mudança para o novo modelo. Porém, cada caso deve ser analisado para se verificar quais as disciplinas cursadas podem ser aproveitadas e o quanto a mudança implicaria no tempo de conclusão da graduação, por exemplo.
Mensagens da reitora
Durante a coletiva, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer fez várias manifestações sobre a importância desta transformação. Confira:
- “O desenvolvimento regional é nossa premissa, é valor, é princípio.”
- “Queremos os alunos como protagonistas do aprendizado. Alunos que irão, junto com os professores, resolver problemas reais. O mundo do trabalho está mudando rapidamente.”
- “A mudança consiste em oferecer uma Unisc mais dinâmica, mais conectada com a comunidade.”
- “As mudanças desacomodam, inquietam, mas também nos traz brilho nos olhos.”
- “A mudança está acontecendo e vai continuar acontecendo.”
- “A identidade da Unisc é comunitária. Disso não abrimos mão.”
- “Não são as palavras que educam, são os exemplos.”
VESTIBULAR
Inscrições para o vestibular de verão da Unisc abrem dia 4 de novembro.
VIVA UNISC
No evento Viva Unisc, marcado para o dia 12 de novembro, os alunos irão encontrar o que já está projetado para o primeiro semestre desta nova estruturação.
O evento é voltado especialmente para alunos do ensino médio de escolas de toda região, que buscam conhecer a universidade e o que cada curso oferece, auxiliando na escolha do curso e da futura profissão. Acesse vivaunisc.com.br e saiba mais.