Nos próximos dias, o Município deve definir como e quando será a retomada das aulas presenciais nas escolas de Mato Leitão. O Governo do Estado anunciou, na terça-feira, 1º, um cronograma que prevê o retorno da Educação Infantil, a partir da próxima semana, em modelo híbrido – presencial e remoto.
No entanto, o prefeito Carlos Alberto Bohn afirma que ainda não há definição de quando isso acontecerá em Mato Leitão. “O plano de contingenciamento das escolas está pronto, mas vamos começar um debate sobre como retomar as atividades. Vamos ouvir a direção das escolas e realizar uma pesquisa com os pais. Essa é uma decisão complexa, que precisa ser muito bem avaliada”, destaca.
Bohn lembra que a ideia inicial do Município era começar com as séries finais do Ensino Fundamental, de forma parcial, e retornar com as atividades presenciais da Educação Infantil mais tarde. Ele cita que a pesquisa realizada pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) mostrou que 94% dos municípios entenderam que o cronograma não deveria começar pela Educação Infantil, justamente pela dificuldade de garantir que as crianças sigam os protocolos de segurança, como distanciamento.
“Vamos debater a situação para tomar uma decisão, sempre acompanhando a questão da saúde e as definições dos outros municípios. O retorno terá que ser com toda segurança. Além disso, não poderá ser para todos os estudantes ao mesmo tempo”, observa.
LEIA MAIS: Simone Silberschlag assume a Secretaria de Educação de Mato Leitão