Unisc incubadora tecnológica
Em Venâncio, a Unisc tem campus no bairro Universitário (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Apoiar a formação e consolidação de novas empresas são objetivos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que, na quarta-feira, 12, durante evento realizado pela Folha do Mate e Rádio Terra FM, confirmou a instalação de uma incubadora tecnológica e a intenção de estruturar um parque tecnológico junto ao campus da Unisc Venâncio Aires. O compromisso foi firmado pelo vice-reitor da instituição, o professor e venâncio-airense Rafael Henn, que foi um dos painelistas convidados para o painel ‘Descubra Venâncio – Aos 130 anos, uma cidade pronta para o futuro.’

Segundo Henn, com a experiência e sucesso de 16 anos da Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc), junto ao campus-sede, em Santa Cruz do Sul, a Unisc projeta ampliar a oferta deste serviço para empresários e futuros empreendedores da Capital do Chimarrão, que poderão buscar uma assessoria especializada para tirar projetos de negócios do papel.

Com o intuito de colocar a incubadora em funcionamento o mais breve possível, nos próximos dias, novos contatos devem ser feitos com a Prefeitura de Venâncio Aires – que fará uma visita às instalações da Itunisc – e também com a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), buscando mobilizar e disseminar a veia empreendedora junto ao poder público e à classe empresarial do município. “No que depender da Unisc, podemos começar a incubadora no mês que vem. Mas queremos construir esse novo espaço com os quatro pilares fundamentais que são o poder público, a universidade, as empresas e a sociedade civil”, frisa Henn.

O primeiro passo é a instalação da incubadora, que funcionará em salas de aula que serão disponibilizadas especialmente para esta finalidade, no campus de Venâncio Aires. “Usaremos a estrutura atual para disponibilizar salas de coworking”, explica.

“No que depender da Unisc, podemos começar a incubadora no mês que vem.”

RAFAEL HENN – Vice-reitor da Unisc

Papel da incubadora

Na incubadora, explica o vice-reitor, os empresários e futuros empresários terão assessoria de professores dos cursos de Administração, Direito e Contabilidade. Os docentes irão auxiliar, por seis meses, na formatação do plano de negócios, o que inclui identificar a viabilidade para a abertura de empresas e repassar ensinamentos sobre gestão e mercado.
Na fase seguinte, serão mais seis meses voltados ao desenvolvimento e criação da empresa. “Por até dois anos uma empresa poderá ficar na incubadora recebendo esta assessoria, sem nenhum custo. Depois disso, ela poderá ter vida própria ou optar pelo parque tecnológico”, observa.

Parque

A criação e instalação de um parque tecnológico junto à Unisc Venâncio Aires será o segundo passo. A exemplo do campus-sede, a estrutura poderá abrigar tanto empresas associadas quanto hospedadas, que é quando o empreendedor aluga o espaço e a empresa funciona dentro da própria universidade. Em Santa Cruz, por exemplo, o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) conta com 16 empresas associadas, com endereços próprios, e outras oito hospedadas e que juntas geram quase 160 empregos diretos.

Em Venâncio, a proposta é de que esse parque atenda demandas locais, por isso, parte importante desse planejamento será identificar as vocações do município. As áreas estratégicas de atuação serão fundamentais para promover a interação entre atividades de pesquisa e de desenvolvimento entre universidade, empresas, estado e sociedade.
Conforme Henn, a Unisc Venâncio Aires possui uma área de 27 hectares e destes, somente dois hectares de área ocupada, o que possibilita que sejam realizadas futuras ampliações, se forem necessárias para a estruturação do parque tecnológico.

LEIA MAIS 

Entrevista: Rafael Henn aborda a inovação como forma de garantir a sustentabilidade das empresas