Foto: Alan Faleiro / Folha do MateLuciane e Karla afirmam que se ampliaram as responsabilidades dos educadores
Luciane e Karla afirmam que se ampliaram as responsabilidades dos educadores

O tema escolhido para a 12ª edição do Fórum de Educação de Venâncio Aires, ‘Educação e Saúde: Entrelaçando Saberes’, parece ter ido ao encontro de uma questão de bastante relevância no ambiente da sala de aula: a saúde do corpo e da mente, tanto para os educadores quanto para os alunos. Participantes do evento destacam que se sentir bem é de fundamental importância no processo de aprendizado.

Monitora na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Frederico Reinaldo Closs, Emanuele Wachholtz destaca a atualidade do tema desta edição. Afirma que o estado de saúde de educadores e alunos afeta, também, as relações interpessoais. “Quando algo vai mal, não se consegue dar o melhor de si”, comenta.

A profissional comemorou o fato de, neste ano, os servidores da educação infantil terem sido liberados para participar do Fórum de Educação. Diz que é importante que os profissionais da área se atualizem, pois a tarefa dos mesmos “não se resume ao cuidar, como alguns acreditam, mas também compreende o ensinar”.

Para Júdit Fengler da Rosa, que leciona nas redes municipal e estadual e cita ter participado de todas as edições do Fórum de Educação, os assuntos das palestras desta edição têm sido excelentes. “Eu acho muito importante estar bem mentalmente, pois isso influencia em todo o resto.” Acrescenta que o evento sempre é proveitoso tanto para a vida profissional quanto para a pessoal. “Sempre temos algo a aprender.”

Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Anderson Antonio de Araujo também elogia a temática do Fórum de Educação, mas ressalta que o importante é passar adiante os conhecimentos obtidos em eventos do tipo. Independente da área de atuação dos educadores, acredita que é preciso refletir e trabalhar questões como bem-estar e qualidade de vida com os alunos.

Foto: Alan Faleiro / Folha do MateEmanuele defende participação dos profissionais das Emeis no Fórum
Emanuele defende participação dos profissionais das Emeis no Fórum

Professora da Emei Yolita Portella, Karla Quadros diz que o estado de saúde dos educadores é influenciado pelos problemas trazidos pelos alunos, que chegam a passar cerca de 12 horas por dia na escola. Com isso, ressalta, o professor acaba por acumular responsabilidades.

Luciane Ferreira, que é professora da Emef Otto Brands, compartilha da mesma ideia. “Antigamente, você estava ali para ensinar e deu. Hoje em dia, a professora é professora, mãe, psicóloga e ajuda em problemas que nem tem a ver com a escola.”

 

Alexandre Ventura é a atração internacional do evento

Atração internacional da 12ª edição do Fórum de Educação, Alexandre Ventura será o conferencista de hoje pela manhã. Ele é professor da Universidade Católica de Brasília e da Universidade de Aveiro, em Portugal. Já proferiu palestras em 12 países. Exerceu os seguintes cargos públicos, em Portugal: Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação.

Na parte da tarde, a conferencista será Leila Navarro. Ela atua há mais de 10 anos no mercado de palestras, que já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Japão, México, Angola e Portugal. Nos últimos anos tem feito apresentações anuais no Japão e trimestrais na Espanha e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros e já ganhou por duas vezes o prêmio dos 100 melhores fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano (2005 e 2009). é autora de 14 livros.

NOITE CULTURAL

Outro atividade da PROGRAMAÇÃO de hoje é a noite cultural, quando haverá tributo a Nico Fagundes, que esteve presente na primeira edição do fórum venâncio-airense, em 1982. Para homenageá-lo, haverá apresentação de Neto Fagundes e convidados.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

8h – Credenciamento8h30 – Conferência ‘Hábitos estruturantes para melhor educação e mais saúde’Conferencista: Alexandre Ventura13h – Credenciamento13h30 – Conferência ‘Educação e Confiança: O caminho mais curto para o desenvolvimento humano e social’Conferencista: Leila Navarro18h30 – Credenciamento19h – Noite Cultural (Tributo a Nico Fagundes, com apresentação de Neto Fagundes)