
Neste domingo, dia 2, será o momento de exercermos a democracia e colocarmos ainda mais em prática nossos papéis de cidadãos. Teremos a oportunidade de apostar em quem acreditamos que tem potencial para ser o vereador (a) e prefeito da Capital Nacional do Chimarrão. Contudo, na hora de ir votar, surge aquela dúvida: que documentos sou obrigado a levar?
A votação ocorre das 8h às 17h e irá mobilizar 54.648 eleitores de Venâncio Aires. Deste número, 19.929 já realizaram o cadastramento biométrico e serão identificados via sistema digital.
De acordo com o técnico judiciário do Cartório Eleitoral do município, Edson Steffens, o recomendado é levar tanto a identidade quanto o título de eleitor, mas não significa que os dois documentos precisam ser apresentados. O eleitor pode escolher se prefere levar a identidade ou o título. Quem não quiser levar a identidade, pode mostrar na hora a carteira de motorista ou de trabalho, por exemplo. “O título de eleitor é facultativo. Levando a identidade está bom”, complementa.
Embora o documento com foto não seja obrigatório, Steffens ressalta que o indicado é que o eleitor leve-o junto, porque se ocorrer algum problema na identificação do título de eleitor, a pessoa é obrigada a retornar ao local de votação com algum documento que a identifique melhor. “Pode acontecer da pessoa não conseguir votar em alguns casos em que haja dúvida na identificação do eleitor. Só o título não tem muitas informações, não tem foto, não tem os nomes dos pais da pessoa”, acrescenta.
BIOMETRIAQuem perdeu o título de eleitor teve até o dia 22 deste mês para solicitar a segunda via. Caso ela não tenha sido solicitada, segundo o técnico judiciário, apenas será possível fazer o pedido no mês de novembro. Neste caso, o documento a ser apresentado no domingo terá que ser a identidade, carteira de trabalho ou de motorista.
Na opinião de Steffens, a biometria irá facilitar o trabalho dos mesários. O eleitor que será identificado por via digital terá que levar consigo, no mínimo, o título de eleitor, mas também é recomendado levar outro documento como identidade, por exemplo. “Quem votar por biometria, vai conseguir votar só com o título. A não ser que dê problema na biometria. Então nesse caso teria que levar identidade ou algum outro documento. é sempre bom levar junto para evitar que seja preciso voltar pra casa e buscar”, ressalta.
De acordo com Steffens, o eleitor pode comparecer no local de votação com os santinhos dos candidatos, papéis com os números e, ainda, pode vestir alguma camiseta ou outra coisa que identifique os candidatos. O que está proibido é os próprios mesários estarem identificados com algum partido ou candidato.