O comparecimento não é obrigatório, mas os eleitores que quiserem testar a experiência do voto através do sistema biométrico antes do dia 5 de outubro terão a oportunidade no próximo sábado, 30. Mato Leitão e Vale Verde fazem parte do grupo de 57 municípios em que a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul irá realizar uma eleição simulada.
Os municípios em que a biometria será testada integraram a etapa de revisões do eleitorado realizada entre 2013 e 2014. Conforme o Chefe da 93ª Zona Eleitoral, que abrange Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão, Eduardo Mosman, o principal objetivo é observar a habilitação dos eleitores à urna através do novo sistema. Mosman explica que o simulado trabalhará com eleitores reais, porém os candidatos serão fictícios. O simulado ocorre sábado, das 14h às 18h. Em Mato Leitão o simulado será aplicado no colégio Poncho Verde e em Vale Verde na escola estadual Curupaiti.
Mudança
Até as eleições de 2012 o eleitorado de Mato Leitão e Vale Verde votava com o método tradicional de identificação, que consistia na apresentação de documento oficial com foto e a conferência da assinatura do eleitor. Com o novo sistema, que ainda não está disponível para os eleitores de Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Passo do Sobrado, a novidade é a identificação pelas digitais, além do documento com foto. Não há emissão de novo título, o que muda é que na hora de votar, a liberação da urna eletrônica ocorrerá apenas após a leitura das impressões digitais dos votantes.
Para poder participar as eleições de outubro, bem como, do simulado, o eleitor precisou realizar o recadastramento biométrico que consiste no cadastro de todas as digitais e de fotografia. O processo de recadastramento encerrou em agosto de 2013 na Cidade das Orquídeas e em dezembro do mesmo ano em Vale Verde.