Laika é a filha que a venâncio-airense Paula Sulzbacher ainda não tem. Por esse motivo é o centro das atenções na casa da estudante de psicologia, recebendo mimos e mordomias. Assim como a poodle micro toy é a companheira de Paula, a mesma passou a fazer valer o seu espaço, demonstrando seu amor pela tutora.
A peluda foi presente do namorado, que mal sabia ele que passaria a dividir a atenção da namorada com mais alguém. Hoje com oito anos de vida, Laika tem seu lugar na cama junto ao casal. Por muito tempo, a poodle foi a única cadela em casa, mas há cerca de três anos a mãe de Paula comprou uma boxer, a Fiona. Foi a partir de então, que o ciúme de sua dona ficou ainda mais visível na cachorrinha. “Ela até se dá bem com a Fiona, contanto que eu não esteja perto. Se a Fiona chega perto de mim, ela late até não poder mais, não tá nem aí pra outra ser umas cinco vezes o tamanho dela”, conta Paula.
A ‘ciumeira’ da Laika vira motivo de diversão em certas ocasiões, já em outras deixa Paula ‘em apuros’. “De tão ciumenta já tentou morder um menininho que eu tinha no colo. Ela também já tentou atacar outros cachorros de parentes que vinham lá em casa, mas nunca aconteceu nada mais sério porque como ela é bem pequena tem um pouco de medo, mesmo com todo o ciúme.”
Paula conta que recorreu a pesquisas para amenizar a situação, mas não adiantou. Pesquisei quando foi comprada a boxer, pra saber como fazer pra que ela não brigasse com a nova integrante da família. Tentei acostumar com o novo filhote aos poucos, mas não deu muito certo.”
Pesquisa confirma quecães são ciumentosUma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos e divulgada na semana passada pelo periódico Plos One confirma que os peludos são ciumentos.
No experimento, os autores aplicaram em 36 cães um teste que mede o ciúme em bebês de seis meses de idade. Eles analisaram como os animais reagiam quando seus donos os ignoravam para interagir com três objetos: um bicho de pelúcia igual a um cachorro que latia e abanava o rabo, uma abóbora de Halloween e um livro.
Os cachorros (78% deles) demonstraram mais ciúme quando o dono dava atenção ao bicho de pelúcia do que quando se concentrava nas demais peças. Os cães estudados eram de raças diferentes, como dachshund, lulu da pomerânia, boston terrier, maltês e pug.