Foto: Edemar Etges / Folha do Mate/ArquivoFMSetor do tabaco envolve mais de 154 mil agricultores familiares
Setor do tabaco envolve mais de 154 mil agricultores familiares

Marcada pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), uma audiência nesta terça-feira, 18, em Brasília, com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, tratará sobre a participação do Brasil na 7ª Conferência das Partes (COP7), que acontecerá em novembro, na índia. A expectativa das lideranças do setor fumageiro é conhecer a posição que o governo brasileiro levará para o encontro, em que estarão em debate medidas que poderão interferir na produção de tabaco do mundo inteiro. E que a mesma seja favorável à produção fumageira.

Em entrevista ao jornal Gazeta do Sul, Padilha afirma reconhecer a importância do setor do tabaco para a economia do Brasil. Afirmou que a maioria dos ministros envolvidos na discussão da COP7apoia o setor produtivo do tabaco. Segundo o ministro, há uma grande força para que se mantenha a cultura fumageira no Brasil. Nesta terça-feira, pela manhã, ele recebe os representantes da cadeia produtiva do tabaco e à tarde, deverá ocorrer a reunião interministerial que tratará da COP7. O resultado da reunião será submetido ao presidente da República Michel Temer, assim que ele retornar da viagem ao exterior.

Conforme Schuch, também será reforçado o pedido para que a representação do setor produtivo integre a delegação oficial do Brasil no evento. “Precisamos de apoio do ministro e a principal estratégia será mostrar a importância social e econômica da produção de tabaco no país, que envolve mais de 600 mil pessoas, abrange 154 mil pequenas propriedades e é responsável pela geração de 40 mil empregos diretos na indústria”, afirma.