A partir desta quinta-feira, 19, até o sábado, 21, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a cidade de Passo Fundo, na 7ª Região Tradicionalista (7ª RT), tendo por anfitrião o Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda, entidade da atual 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Marina Giolo, realizam a 46ª Ciranda Cultural de Prendas. Missa crioula na Catedral Nossa Senhora Aparecida, passeio cultural por Passo Fundo, despedida das prendas atuais, jantar e sessão Solene de instalação do evento, contemplam a PROGRAMAÇÃO.
Representantes regionais inscritas, conforme divulgado pelo MTG, somam 24 candidatas na categoria adulta, 23 juvenis e 27 concorrentes na categoria mirim. Dentre as concorrentes, três em cada categoria serão conhecidas no sábado, à noite, durante fandango oficial. Entre as concorrentes, está a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), com as representantes de Venâncio Aires, Mato Leitão e Lajeado. Coordenador da Região, Dalmo Inácio Mayer e a coordenadora artístico-cultural Luce Carmen Mayer, integrantes das entidades representadas acompanham as concorrentes, bem como familiares e amigos.
Provas escrita, artística, oral, caracteres pessoais, Mostra Folclórica e relatório de atividades, fazem parte do concurso. As três melhores colocadas em cada categoria passam a integrar a nova gestão estadual 2016/17.
Da Capital do Chimarrão
A 1ª Prenda da 24ª RT, Débora Aline Reiher, será a representante da Capital do Chimarrão. Ela leva também o nome do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, que participa pela terceira vez do concurso, na categoria adulta
“A Ciranda Cultural de Prendas representa um sentimento único, indescritível, que toma conta de nós…Ser prenda foi uma escolha corajosa, digna e de muito orgulho, pois representamos as joias dos galpões campeiros, da forma culta, leve encantadora. Foi onde tive a oportunidade de desenvolver muitas atividades e adquirir mais conhecimentos, novos amigos e experiências de vida, valores cívicos, éticos e morais para toda a vida! “A vida é um milhão de novos começos, movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar”
De Lajeado
Jéssica Thaís Herrera (1ª Prenda Juvenil da 24ª RT), representará o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Farrapa. Ela que foi a anfitrião do Fandango da Prenda jovem, também vai em busca de um sonho
“A Ciranda Cultural de Prendas representa a conclusão de um trabalho árduo desenvolvido pelo tradicionalismo durante anos. Além disso, é a realização de um sonho representar o papel da Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista e, também, poder demonstrar o meu amor ao Rio Grande do Sul, o qual é a minha essência. Orgulho-me de ter nascido nesse chão, fazer parte deste povo que ama tanto esta terra e clama por liberdade. Obrigada, Movimento Tradicionalista Gaúcho, por me permitir sonhar!”
Mato Leitão
Da Cidade das Orquídeas,a 1ª Prenda Mirim, Maria Eduarda Ellwanger da Costa, será a representante do CTG Querência da Mata
“Para mim, poder participar da Ciranda Estadual de Prendas é motivo de muita felicidade, alegrias, muito estudo, algumas amizades, de sonhos, de aprendizado, de trabalho, responsabilidade, de compromissos e de muitas escolhas que temos que fazer quase todos os dias.
Tive que abrir mão de alguns finais de semanas com minha família e amigos para estudar e ensaiar, mas sinto que valeu a pena principalmente para meu crescimento pessoal, e me sinto muito orgulhosa de poder estar representando minha cidade, minha entidade e minha região.”
Passo do Sobrado – 5ª RT
Município de abrangência do Jornal Folha do Mate, Passo do Sobrado também estará participando da Ciranda Estadual, com a 2ª Prenda Juvenil, Emilly Bastos dos Santos, 17 anos, representante do CTG Gaudérios da Querência.“Com muito orgulho e força de vontade, irei participar da Ciranda Cultural de Prendas, fase estadual, representando a minha entidade que muito me orgulha, minha cidade de Passo do Sobrado, pela qual tenho muito carinho, e a 5° Região Tradicionalista que muito agradeço por tudo que faz por mim. Pelo companheirismo, união e carinho, a qual considero minha 2° Família, onde cada vez mais adquiro conhecimento sobre nossa Cultura, sobre um ser melhor, o sentido real da amizade, de amor ao próximo, e o de fazer o bem sem olhar a quem.Desde já agradeço a todos que me ajudaram e me ajudam nessa minha trajetória como Prenda, a qual eu amo e que para mim é um sonho realizado e desejado desde pequena.”
‘é, sem dúvida, um concurso que possibilita aos nossos jovens a participação privilegiada no Movimento e que ajuda a manter vivas, para as próximas gerações, a tradição do Rio Grande do Sul.” Nairo Callegaro – presidente do MTG