Mesmo em um século de muita tecnologia, há quem ainda faz uso de chás medicinais para curar alguma enfermidade. O costume é antigo, mas atualmente são poucas as pessoas que sabem preparar um xarope e têm conhecimento sobre os benefícios de diversas plantas. O aposentado Mario Alves Ferreira, 84 anos, morador de Linha Bem Feita, é uma raridade quando o assunto é saber fabricar um xarope. Por acreditar que a cura de algumas doenças está nas plantas, ele tem como especialidade, o xarope para curar gripe, tosse, bronquite e asma.

Como começou

Mario começou a fazer o xarope com 60 anos e durante quatro se dedicou a isso. Hoje, optou por uma vida mais tranquila e abandonou o hobby há uns 20 anos.

O hábito de curar enfermidades com chás medicinais tem origem por parte dos avós de Mario que também faziam uso de chás para curar principalmente a gripe. No entanto, não foi com eles que o aposentado aprendeu a fazer xarope. Como o número de pessoas com gripe era alto anos atrás, um amigo de Mario, que trabalhava em um laboratório em Porto Alegre, lhe ensinou como prepará-lo Além disso, deu-lhe um livro com o título “A saúde brota da natureza”. Com sede de conhecimento e vontade de aprender, ele lia seguidamente o livro e começou a fazer xarope para a família, o qual surtia efeito. Aos poucos sua criação ganhou fama e pessoas de diferentes lugares faziam encomendas. “Tinha gente que vinha de Porto Alegre pra fazer encomenda”, comenta.

Os elogios recebidos todos os dias foram o pontapé inicial para que Mario continuasse com a atividade que fazia com muito gosto, por sinal.

Para que servem alguns chás?

Chá de BoldoIndicado para aliviar sintomas de mal estar estomacal e intestinal, vômitos, mal estar e cólicas abdominais, diminui a azia, os efeitos do excesso de bebida alcóolica e os gases. Não deve ser consumido por gestantes e nem em excesso, pois pode causar vômitos, diarréia e problemas no sistema nervoso.

Chá de CamomilaTem ação estimulante da cicatrização, anti-espasmódica e calmante. é indicada como coadjuvante no tratamento de Irritações de pele, resfriados, inflamações nasais, sinusites e cólicas menstruais.

Chá MateAuxiliador na diminuição da absorção do colesterol, combate o envelhecimento precoce. reduz a glicemia e controla o diabetes. Deve ser evitado por quem sofre com hipertensão, arritmia, gastrite e insônia, já que possui cafeína.

Erva-doceEstimula as funções digestivas, promove o alívio de gases, normaliza a circulação sanguínea e estimula o sistema respiratório. Também pode apresentar efeito diurético, contribui na redução do risco de câncer de mama e de ovário. Grávidas devem evitar excesso pois pode causar aborto.

Capim CidreiraPode apresentar efeito calmante, ação analgésica, diurético e no controle dos gases gastrointestinais. Não deve ser consumido por quem está fazendo uso de remédios sedativos, como calmantes, porque o efeito pode ser potencializado.

HortelãEmbora não existam muitos estudos sobre os efeitos dessa erva, popularmente acredita-se que o mentol em sua composição possa ter propriedades como coadjuvante no tratamento da síndrome do intestino irritável, náuseas e vômitos, diarreia, dor de cabeça, indigestão, mau hálito, controle de asma leve e estresse. Precisa ser evitado o consumo do chá de hortelã por pessoas que sofrem com problemas hepáticos graves e também para mães no período da amamentação.

HibiscoAuxilia no emagrecimento porque é potente para acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura corporal, evita o aparecimento do diabetes de tipo 2 e diminui os níveis de colesterol, triglicérides e a glicose na circulação sanguínea, atua como calmante, diurético e laxante. Pessoas que possuem algum nível de hipertensão não devem beber esse chá.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/chas-medicinais-8-ervas-que-curam-enfermidades