Nos rostos, os sorrisos e, nos olhos, um brilho de alegria. é exatamente assim que a família de Ilse Busolli, 65 anos, irá comemorar a Páscoa neste domingo. Ilse, que há 40 anos faz os ovinhos com amendoim para a família na data, atualmente recebe a ajuda das filhas e também dos netos para confecioná-los. Ansiosos com chegada da Páscoa, os netos transformam-se em verdadeiros ajudantes, não apenas da vovó, mas também, do famoso ‘coelhinho da Páscoa’.

A tradição é de família, pois os pais de Ilse já confeccionavam os próprios ovinhos para ela. Com o objetivo de manter este costume, para que ele não se perdesse com o tempo, ela, na semana da Páscoa, reúne grande parte da família e principalmente os netos Gabriel, 5 anos, e Isabelle, 1 ano e 8 meses, para a auxiliarem e colocarem ‘a mão na massa.’ A criatividade também é um dos ingredientes para as obras de arte, mas os principais são as cascas dos ovos de galinha, de ganso e também de garnizé, os quais são guardados durante um bom tempo para a Páscoa, sem esquecer, dos amendoins preparados por Ilse. Os ovos são enrolados com papel crepom que proporciona um colorido todo especial, mas é a sexta-feira o dia dedicado para a família preencher com ‘cricri’ as casquinhas dos ovos.

COSTUME

Conforme Eliane Busolli, professora, 34 anos, filha de Ilse e mãe da pequena Isabelle, ao invés de serem comprados os ovos de Páscoa do mercado, os quais, em sua grande maioria, são caros, a família busca confeccionar os próprios doces e manter a união. Para isso, ela explica: “Assim a gente se reúne, ficamos unidos, tomamos chimarrão e as crianças se divertem.” Além disso, acrescenta: “Depois que pintamos os ovinhos, nós preenchemos com amendoim que a minha mãe faz, é uma receita diferente e maravilhosa.”

Embora não seja mais criança, Eliane conta que até hoje recebe da mãe ninhos de Páscoa. Conforme ela, é um costume que vivencia desde a infância, o qual faz questão de guardar cada lembrança com carinho e repassar para outros membros da família para que a tradição não se perca. Neste ano, cerca de 30 ovos foram preparados para a data, os quais não só recebem o recheio de amendoim, mas também o recheio do amor de dona Ilse e a alegria dos netos ao poderem colaborar com a confeccção de tudo. Além disso, a família também esconde os ovos para os pequenos procurarem.