A AES Sul informa que já normalizou o fornecimento de energia elétrica para 80% dos clientes atingidos pela tempestade do fim de semana. Dos 500 mil clientes que ficaram sem energia elétrica, 400 mil já estão com fornecimento normal e os demais 100 mil seguem em atendimento. A tempestade teve ventos de quase 130 km/h e a chuva forte das 16h30min às 21 horas de sábado, 20 de dezembro, causando milhares de danos na rede elétrica de toda a área de concessão da AES Sul.
Confira outras informações:
Mobilização: a AES Sul está trabalhando desde o começo do temporal com todo o seu efetivo, mais de 1.500 profissionais em campo. São 475 equipes atuando na reconstrução da rede elétrica, sendo 400 próprias e 75 contratadas de forma emergencial.Previsão: em função da dimensão do temporal e do volume de danos, a AES Sul não tem como dar uma previsão de quando tudo estará normalizado. O restabelecimento está se dando de forma gradativa e contínua.Recomendação: em virtude da dificuldade de fornecer previsão de normalização do fornecimento, a AES Sul recomenda a seus clientes que busquem alternativas, até que seja possível o restabelecimento.Atendimento: a Central de Atendimento da AES Sul está operando normalmente. Entretanto, tendo em vista a gravidade da tempestade e o volume de clientes que procuram atendimento, os canais estão congestionados. Por isso as lojas físicas de atendimento estão abertas hoje, em toda a área de concessão. A empresa recomenda, também, a utilização do SMS para informação de falta de energia.Procedimentos: a AES Sul obedece a critérios técnicos obrigatórios para efetuar os atendimentos na seguinte ordem: prioridade para as ocorrências de perigo; serviços essenciais (hospitais, trânsito, bombeiros, polícia, entre outros); atendimentos que normalizem o fornecimento a grandes volumes de clientes; e atendimentos individuais.
A AES Sul agradece a compreensão e manterá as comunidades atingidas informadas sobre o andamento dos trabalhos.
ALERTA DE SEGURANçA – A AES Sul faz um alerta importante: ninguém deve se aproximar ou tocar em quaisquer equipamentos da rede elétrica. Não é possível saber se está ou não energizado, correndo risco de acidente grave. Também jamais deve se tentar religar a energia por conta própria. Para qualquer problema com a rede, chame a AES Sul.
Central de Relacionamento – 0800 707 7272, nas 24 horas do dia.Para informar falta de energia elétrica use o Torpedo Fácil, enviando um SMS para 28410, informando apenas o código de cliente.