A experiência como ministro de quatro pastas dos Governos Lula foi um dos fatores fundamentais para a escolha de Tarso Genro como governador do Rio Grande do Sul, em 2010. Faltando pouco mais de um mês para o fim da gestão, Tarso fez questão de apresentar ao ex-presidente um balanço das principais obras e programas que foram executados ao longo dos quatro anos de mandato. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (14), no Instituto Lula, em São Paulo.

“Mostramos ao presidente Lula uma lista com centenas de realizações, sejam econômicas, sociais ou na área da infraestrutura. Com elas mudamos o Rio Grande e fizemos o Estado retomar a rota do crescimento, com geração de emprego e renda”, ressaltou o governador.

A prestação de contas da gestão será apresentada publicamente no começo de dezembro. Tarso também relatou as medidas adotadas e as que estão programadas para reestruturar as finanças públicas. “O primeiro passo foi dado com a alteração do indexador da dívida e o abatimento de R$ 15 bilhões do estoque. Demos o primeiro passo em direção ao futuro e deixaremos o Rio Grande do Sul em uma situação muito mais favorável do ponto de vista financeiro”.

Foto: Caco Argemi / AI Piratini Tarso apresentou ao ex-presidente um balanço das principais obras e programas que foram executados nos quatro anos de mandato
Tarso apresentou ao ex-presidente um balanço das principais obras e programas que foram executados nos quatro anos de mandato

Além das questões de gestão, a conversa de mais de duas horas também serviu para uma ánalise da situação política do país. “Também estou aqui para me colocar à disposição do Instituto Lula para colaborar com os debates que estão sendo promovidos visando a Reforma Política. Este é o grande debate que está sendo processado no país e vou me dedicar a esta agenda”, acrescentou Tarso.