Esporte Clube União Corinthians. Este é o nome provisório da agremiação oriunda da fusão do Sport Clube Corinthians e Clube União, ambos de Santa Cruz do Sul. A união de forças foi aprovada pelos sócios em assembleias das entidades na noite da segunda-feira, 27.

De acordo com o presidente do Corinthians, Carlos Roberto Gruendling, a questão vinha sendo discutida há 16 meses. Com a fusão aprovada, segue-se o processo com o período de transição. Como informa Gruendling, em até 90 dias deve ser concluído o novo estatuto com o nome e todas as demais diretrizes de funcionamento da nova entidade. Este será votado pelos sócios em assembleia para a concretização da fusão de forma jurídica.

Para a elaboração do estatuto, formou-se uma comissão de transição formada por cinco representantes de cada clube. “De início não deve haver grandes mudanças, mas no futuro essa fusão de patrimônios cria a possibilidade de oferecer mais aos associados.” Gruendling salienta que para uma fusão dar certo, é preciso acreditar e ter vontade de realizar o projeto. “é preciso deixar vaidades e questões pessoais de lado e trabalhar pelo bem comum.”

VENâNCIO AIRES

Em reportagem publicada no início de junho, a Folha do Mate questionou os presidentes de sociedades de Venâncio Aires sobre as dificuldades de cada entidade e a possibilidade de uma fusão a exemplo da realizada entre os clubes santa-cruzenses, tendo sido a Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova) a que mais demonstrou interesse na realização de uma parceria desse tipo.

O atual presidente da Sociedade, Rodrigo Machado Mello, destaca que o assunto vem sendo tratado de forma informal, ‘nos bastidores’, mas ele prefere não citar nomes de entidades pois ainda não há definições. “Nós temos esse interesse. Nossa ideia é ter um clube mais forte para que a gente possa oferecer uma estrutura melhor para o associado”, destaca.