
Em janeiro, fevereiro e março a Agência FGTAS/Sine de Venâncio Aires disponibilizou 964 vagas de emprego e encaminhou 1.720 pessoas para o mercado de trabalho. Tanto os serviços mais procurados pela população quanto os mais disponibilizados pelo mercado foram referentes à linha de produção em frigoríficos e auxiliar de produção no setor calçadista.
De acordo com o coordenador do Sine local, Adriano Costa, apenas em janeiro foram disponibilizadas no local 346 vagas de trabalho, feitos encaminhamentos de 672 pessoas. Em fevereiro, 382 vagas disponibilizadas e 724 pessoas encaminhadas, enquanto que, em março, o número reduziu, pois foram 236 vagas intermediadas pela agência e 324 pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho. Segundo o coordenador, março foi um mês que apresentou números menores de encaminhamentos e vagas disponibilizadas em função de muitas pessoas já terem sido ‘recolocadas’ nas fumageiras.
Até a tarde de ontem, o Sine tinha disponível 11 vagas para assistente de departamento pessoal, consultor de vendas, cobrador, técnico agrícola, auxiliar de linha de produção – calçados -, pintor industrial, auxiliar de linha de produção estrutura metálica, mecânico automotivo, motorista, confeiteira e auxiliar administrativo. O coordenador ressalta que um dos objetivos, agora, é buscar mais vagas no ramo fumageiro e calçadista.
Além disso, ele acrescenta que a maioria das pessoas que buscou oportunidade de emprego durante esses três meses tinham uma faixa etária de 35 a 40 anos. Segundo o coordenador, as empresas têm optado por contratar pessoas que ao menos tenham o Ensino Médio completo. Em algumas áreas, como a do comércio, por exemplo, a experiência também é exigida por grande parte dos empreendimentos.
SEGURO-DESEMPREGOQuanto ao seguro-desemprego, em janeiro foram feitos no Sine 146 encaminhamentos, em fevereiro 166 e no mês passado ocorreu um salto: 241. “Acredito que seja reflexo da crise, inclusive porque o comércio e o setor dos metalúrgicos realizou muitas demissões”, explica. As carteiras de trabalho, no entanto, não foram feitas durante esses três meses devido a um impedimento por questões burocráticas. Mas na semana passada os encaminhamentos das carteiras de trabalho começaram a ser feitos.
Como as carteiras de trabalho não eram feitas há três meses, a demanda do serviço é grande. Costa ressalta que, no momento, são priorizadas as urgências, ou seja, pessoas que já se encontram em uma empresa e que necessitam apresentar algum protocolo. Sem haver urgência, o documento é encaminhado das 9h às 11h no Sine.
EQUIPE
Em janeiro, apenas duas pessoas trabalhavam no Sine de Venâncio. Há cerca de um mês, a equipe aumentou e, agora, é composta por quatro pessoas: o coordenador, dois emissores e uma estagiária. Segundo o coordenador Adriano Costa, o aumento da equipe facilitou muito mais o trabalho e, além disso, é possível oferecer um atendimento mais rápido e com mais qualidade à população.
HORáRIOS
O horário de atendimento no Sine local é das 9h às 15h, sem fechar ao meio-dia. O seguro-desemprego com agendamento direto no Sine deve ser feito das 13h às 15h e pela internet deve ser efetuado das 11h ao meio-dia.
Carteiras de trabalhoO encaminhamento das carteiras de trabalho voltaram a ser feitos nesta quarta-feira no Sine local. Para confeccionar o documento, a pessoa precisa ter no mínimo 14 anos e é necessário levar alguns documentos. Confira a seguir o que é preciso para garantir a primeira e a segunda vias do documento:
Primeira via: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);Certidão de nascimento ou casamento, conforme estado civil;Comprovante de endereço ou CEP;Título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (opcionais).Segunda via: Registro geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);Certidão de Nascimento ou casamento, conforme estado civil;Comprovante de endereço com CEP;Título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (opcionais);Carteira de trabalho anterior * Em caso de roubo, furto, perda ou extravio: Boletim de Ocorrência e número da carteira anterior.