A ansiedade para receber a primeira carta estava ‘enorme’. Mas, ela foi sanada na última semana, quando dona Elsa Fiss, 83 anos, recebeu a primeira correspondência do projeto
‘Cartas de afeto para aproximar gerações’.
Uma projeto que vem sendo executado pelo Clube Pé de Minhoca está levando alegria aos vovós e vovôs que ‘toparam’ participar da iniciativa que quer, através de cartas, aproximar as crianças das gerações mais antigas e compartilhar histórias da infância, formando novos laços de amizade.
Na Capital do Chimarrão algumas crianças aceitaram participar do projeto, assim como alguns idosos do Lar Novo Horizonte. Sem uma limitação geográfica, o projeto, conforme a idealizadora, Mariana Faria Corrêa, o trabalho proporciona aos pequenos a viverem um pouco mais do mundo real, desligando-se do virtual. Elas também tem a oportunidade de contar sobre sua infância aos idosos e vice versa.
Agora, que as cartas começam a chegar aos seus destinatários, Mariana sente-se repleta de alegria. “Por ver algo tão simples tornar-se tão significativo para duas gerações”, destaca. Além disso, a psicóloga do lar, Aneline Schneider Decker, relata que o momento em que as cartas chegaram foi emocionante. “Pois elas [idosos] ficaram admiradas que uma criança havia escrito para elas, e foi lindo relembrar dos fatos mais importantes da vida delas e escrever”, conta.
Mariana conta que a emoção também apareceu quando escreveu, em casa, a cartinha com os filhos. “As crianças estão loucas para conhecer suas novas amigas e estão muito empolgados, escrevendo,, fazendo desenhos. Vejo que a ideia de aproximar gerações está sendo concretizada.”