Após Governo e entidades sindicais assinarem acordo, o Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) de Venâncio Aires retorna com os atendimentos normais amanhã após a paralisação de mais de 80 dias. Voltando a atender novamente das 7h às 17h. Com isso, apenas seguem com atendimentos parciais, no município, os atendimentos com médicos peritos. 

Com o acordo e o compromisso de retomada das atividades, o INSS e seus servidores trabalham para que o atendimento à população seja restabelecido e organizam suas atividades para dar vazão à demanda represada em decorrência da greve, inclusive por meio de mutirões. Até amanhã, todas as unidades reabrem para atendimento ao público.

Para os segurados que não foram atendidos durante a paralisação, o INSS considerará, no momento da concessão do benefício, a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros.

Acordo

O acordo assinado entre o governo e as entidades sindicais estabelece uma reestruturação das tabelas remuneratórias com expansão de 10,8% divididos entre 2016 (5,5%) e 2017 (5%).

A negociação também resultou em mudanças na regulamentação do Regime de Atendimento em Turnos (REAT) e na metodologia de elaboração do Plano de Ação do Instituto para o próximo exercício.

Além disso, o acordo contempla a incorporação da média da Gratificação de Desempenho (GDASS) aos proventos da aposentadoria em três parcelas iguais, a partir de 2017, e altera o limite mínimo de pagamento da referida gratificação, passando dos atuais 30 pontos para 70 pontos, já a partir de 2016.

Atendimento

Para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários, em especial nesse período de reabertura das unidades e grande volume de atendimentos, o INSS orienta que os segurados busquem informações sobre os serviços disponíveis nos canais remotos (Central 135 e internet) e agendem seu atendimento antes de se dirigirem às Agências.

 

Confira o que pode ser feito sem sair de casa

Além de prestar informações sobre o atendimento, documentação necessária para requerer os benefícios e agendar os serviços nas Agências da Previdência Social, os canais remotos do INSS, telefone 135 e internet (www.previdencia.gov.br), também realizam vários serviços. Veja na lista abaixo o que pode ser resolvido sem precisar se dirigir a uma unidade física de atendimento:

– confirmação de agendamento marcado;

– reagendamento de atendimento não realizado no período de greve;

– inscrição como contribuinte da Previdência;

– esclarecimentos de dúvidas sobre valor e contribuição do INSS;

– atualização de endereço;

– consulta sobre andamento de processos (pedidos iniciais, recursos e revisões);

– agendamento para solicitar benefícios (aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário-maternidade, etc.);

– verificação de data de pagamento de benefícios;

– consulta sobre andamento de processos de benefícios;

– simulação de contagem de tempo de contribuição e de valor de aposentadorias (somente no site);

– marcação de data para Pedido de Prorrogação (PP) e de Pedido de Reconsideração (PR), referentes a auxílio-doença;

– consulta de resultado de perícia médica (somente telefone 135);

– emissão de carta de concessão e de memória de cálculo (somente no site);

– emissão de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS (apenas no site);

– extrato de valores de pagamento de benefícios (somente no site);

– cálculo de Guia da Previdência Social (GPS) em atraso (site) e atual (site e 135);

– extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) (site).

Serviços que podem ser feitos em outros locais:

– extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (disponível nos terminais de autoatendimento desses bancos).

– extrato de pagamento do benefício para obtenção de desconto ou gratuidade em viagem rodoviária (nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores de benefícios).