Uma solenidade cheia de agradecimentos, de otimismo e de emoção. Assim foi marcada a abertura oficial da edição histórica da Festa Nacional do Chimarrão. Na noite desta sexta-feira, 6, autoridades locais, estaduais e nacionais, além dos envolvidos direta e indiretamente na Fenachim 30 Anos, participaram do evento, realizado no Chimarródromo, do Parque Municipal do Chimarrão.

O trabalho desenvolvido pela comissão organizadora, encabeçada pelo empresário Luiz Paulo Assmann, foi ressaltada ao longo dos discursos. Com um legado, já vísivel no início da festa, as 18 comissões deixam sua marca na história da Fenachim. O presidente enfatizou que este é um momento especial. “Estamos concretizando um sonho de meses de trabalho, dedicado e incansável. Celebramos oficialmente a abertura da nossa Festa Nacional do Chimarrão.” Os agradecimento se estenderam desde a equipe envolvida na festa, as soberanas e embaixatrizes, à empresas apoiadoras e patrocinadoras, expositores, poder público,clubes de serviço, imprensa e público que prestigia a festa ao longo dos nove dias. A emoção tomou conta quando Assmann destacou o empenho da família, que integra as comissões e trabalhou incansalvemente em prol da realização da festa. 

O prefeito de Venâncio e presidente de honra da Fenachim 30 Anos, Airton Artus, destacou que a Fenachim representa o povo de Venâncio. “é símbolo do nosso trabalho, revela a evolução dos venâncio-airenses. Essa festa mostra a capacidade de realização dessa população.”Carimáticas e empolgadas com o momento vivenciado, as soberanas da Fenachim 30 Anos, a rainha Daiara Stein, princesas Gabriela Hantt e Nayara Simões, acompanhadas da Soberaninha Lara Sophie Evangelista Fontoura, destacaram que o sucesso da festa é o público que faz. A Soberaninha não ficou para trás e também deixou seu recado: “Eu quero mandar um beijo para todos os gaúchos”, arrancando suspiros e muitos aplausos dos presentes.

Estiveram presentes na abertura os deputados federais Heitor Schuch (PSB), Giovani Cherini (PDT), deputado estadual Gilmar Sossella. Cherini, autor da lei estadual, que em 2012, declarou Venâncio a Capital Nacional do Chimarrão, tem um projeto de lei tramitando na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados para declarar o município à nível nacional, a Capital do Chimarrão. O parlamentar destacou que “a riqueza de um povo é a sua cultura e educação. E percebe-se a beleza que Venâncio Aires vem construindo, é um município bom de morar, tem uma história de colonização e uma agricultura diversificada muito forte, mesmo que estamos passando por uma crise, Venâncio não se abate”

Ainda participaram, as soberanas da 31ª Festa da Uva, de Caxias do Sul, Rafaelle Galioto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso; e os nove embaixadores dos distritos de Venâncio, escolhidos pelas suas respectivas comunidades para assim representá-las na cerimônia. Além destes, também esteve presente Almedo Dettenborn, idealizador do Parque Municipal do Chimarrão e da Fenachim, há 30 Anos.

“A Fenachim é a materialização de tudo aquilo que o chimarrão simboliza, a hospitalidade, união das pessoas, o espírito de acolhida do gaúcho. Nesta edição, mais do que celebrar a história, procuramos apontar o caminho da Fenachim”

Luiz Paulo AssmannPresidente da Fenachim 30 Anos

[GALERIA_760]