Tudo indica que os venâncio-airenses irão acompanhar, neste domingo, uma das eleições a prefeito mais equilibradas da história do município. A impressão, que já se colhia nas ruas, com eleitores se perguntando quem chegaria melhor no dia da votação, foi confirmada pelo Instituto Methodus, que fez 400 entrevistas na quarta-feira, 28, na Capital Nacional do Chimarrão, e indicou que Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB) vão disputar espaço palmo a palmo em busca dos votos que lhes garantam a chegada à Prefeitura.

Nesta corrida contra o tempo, o principal alvo são os eleitores indecisos, que segundo levantamento publicado pela Folha do Mate na edição desta sexta-feira, 30, é de 9,5% do eleitorado apto. Ou seja, são mais de cinco mil votos ainda em disputa, o que vai mobilizar simpatizantes dos dois candidatos de melhor desempenho na pesquisa, principalmente. Jarbas e Giovane disseram, na quinta-feira, 29, em seus comícios de encerramento, que a vitória está próxima, e isso é compreensível, uma vez que ambos precisam manter a militância confiante. Todavia, mais do que convidar para a comemoração, os candidatos trataram de mobilizar seus apoiadores para que busquem os votos destes últimos dias. A eleição será decidida nos detalhes.

Ao analisar os dados da pesquisa para prefeito em Venâncio Aires, o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, sentenciou: “Não há como afirmar quem está na frente neste momento”. Apenas depois das 20h de domingo, portanto, é que saberemos que será o novo chefe do Executivo. Ainda de acordo com Sauer, embora tenha o candidato Vinícius Medeiros (PSDB) dado um salto entre um e outro levantamento – passou de 6,5%, no início de setembro, para 14,3%, no final do mesmo mês, é improvável que o tucano tenha fôlego para chegar nos dois líderes. Cesar Schumacher (PT) deve fechar em quarto lugar, uma posição compreensível para quem ‘matou a candidatura no peito’ para não deixar a sigla sem representante.

FALA, CANDIDATO!

Porque você entende que é o mais preparado para ser prefeito de Venâncio Aires?

Vinícius Medeiros (PSDB): Na verdade, a preparação não é só do prefeito, mas sim de todo o corpo administrativo. Nossa preparação vem desde a formação, as qualificações e as experiências adquiridas ao longo das atividades profissionais que desenvolvemos em nossas áreas. Sabemos, sim, que estamos preparados para administrar nosso município porque temos uma equipe capacitada para atuar, cada um em sua área, com experiência e qualificações reconhecidas. Um governo feito pelas pessoas e para as pessoas, fazendo bem feito o que é direito.

Cesar Schumacher (PT): Quero ser prefeito porque lideramos um grupo de pessoas que estão unidas pelas ideias coerentes que defendem, e que contemplam a coletividade, o bem comum. Nosso programa de governo é centrado nas pessoas, pois queremos uma cidade ainda melhor, com desenvolvimento econômico, serviços públicos de qualidade, menos desigualdades e mais oportunidades, uma cidade mais bonita, com espaços públicos bem cuidados e atraentes. Faremos um governo transparente, sério e com participação popular.

Jarbas da Rosa (PDT): Porque tenho ao meu lado uma equipe competente, unida, de caráter e pronta para seguir um trabalho que vem dando certo em Venâncio. Basta ver as conquistas alcançadas nas áreas de saúde e pavimentação, por exemplo, para saber que não podemos arriscar esse trabalho em nome de uma aventura. A comunidade nos conhece. Isabel e eu não temos medo de trabalho e vamos nos dedicar 24 horas para fazer Venâncio Aires avançar ainda mais. Nosso compromisso é com a verdade, a transparência e a capacidade de ouvir as pessoas.

Giovane Wickert (PSB): São 16 anos de caminhada, onde adquiri experiência como vereador, assessor de deputados, vice-prefeito e secretário municipal. Concorri a deputado federal na última eleição e ganhei mais bagagem nas andanças que fiz por toda a região dos Vales, compartilhando conhecimento com as comunidades e com lideranças de diversos setores. Busquei a qualificação e a formação em Administração focado em Gestão Pública. Em todo este tempo, trouxe para Venâncio Aires mais de R$ 20 milhões e sei que poderei fazer muito mais para nossa comunidade.

Folha do Mate: cobertura online e edição extra na segunda-feira

A Folha do Mate prepara uma cobertura especial para as eleições 2016. Praticamente toda a equipe de reportagem estará trabalhando neste domingo para informar os leitores de tudo que estiver acontecendo durante o período de votação e a apuração dos resultados.Durante o dia, o movimento da votação, o momento do voto dos candidatos a prefeito, o trabalho no Cartório Eleitoral e, a partir das 17h, a apuração de votos, os leitores poderão acompanhar pelas plataformas digitais da Folha do Mate, entre elas, o site e as redes sociais.A exemplo dos últimos pleitos, a Folha novamente irá circular para os assinantes com edição especial na segunda-feira, com toda a cobertura e os resultados de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.