Um tempo e espaço para o encontro dos agentes de Pastoral da Comunicação (Pascom) vindos de todo o Brasil vão pensar, trocar, partilhar, celebrar, refletir e assumir. é objetivo que mais de 600 profissionais das mídia da igreja católica do Brasil vão se reunir entre hoje e o domingo em Aparecida do Norte/SP, durante o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. O encontro acontece no auditório do Santuário Nossa Senhora Aparecida. Durante três dias Aparecida será o centro de convergência para todas as pessoas que fazem a comunicação católica no Brasil e desejam aprimorar o ser e o fazer evangelização através da comunicação.
Da Diocese de Santa Cruz do Sul vão participar o repórter da Rádio Rio Pardo, de Rio Pardo, Rui Mendes, e Edemar Etges da Folha do Mate e da equipe de comunicação da Paróquia São Sebastião Mártir de Venâncio Aires.
A PROGRAMAÇÃO do evento foi planejada por representantes de alguns Regionais da CNBB, que ficaram reunidos em Brasília durante dois dias, sob coordenação da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social da CNBB, irmã élide Fogolari. O evento terá início no dia 19 de julho, às 19h, com a abertura feita pela coordenadora da Pascom do Regional Sul 4 (Santa Catarina) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Maria Terezinha de Campos. Na ocasião será lançado o Hino e a Logomarca da Pascom.
Com um cronograma de atividades intenso e extenso, temas atuais e de grande relevância serão tratados nos painéis e seminários propostos. Assuntos como web jornalismo, Redes Sociais, Mídias convergentes e crimes na internet trarão o universo online para a PROGRAMAÇÃO, assim como outros temas voltados para a comunicação na catequese, na liturgia e para a os jovens. As exposições serão proferidas por representantes da Igreja, professores e doutores convidados.
Além das palestras, amanhã, às 20h, a TV Aparecida irá transmitir o programa ‘Terra da Padroeira’. O encontro se encerra no domingo, 22, com apresentação de cinco grupos, subdivididos pelos Regionais da CNBB. Os grupos irão expor como a Pascom está atuando nos Regionais, e propor alternativas para fortalecer suas ações. às 11h30min será o encerramento, com o envio dos discípulos missionários da comunicação.