Foto: Divulgação No ano passado, por exemplo, 2.133 pessoas se inscreveram para fazerem o Enem na Capital Nacional do Chimarrão
No ano passado, por exemplo, 2.133 pessoas se inscreveram para fazerem o Enem na Capital Nacional do Chimarrão

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 5 e 6 do mês de novembro. Ao todo, de acordo com o Ministério da Educação, 9.276.328 pessoas devem fazer o exame. O número foi 9,4% superior ao ano passado, quando havia 8.478.096 de inscritos. Em Venâncio Aires, 2.007 pessoas estarão mobilizadas para fazerem o exame. Em 2015, por exemplo, foram 2.133 inscrições.

De acordo com a coordenadora do Enem em Venâncio Aires, os locais das provas serão nas mesmas escolas do ano passado, como Cônego Albino Juchem, Monte das Tabocas, Gaspar Silveira Martins, Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, Professor José de Oliveira Castilhos, Zilda Brito Pereira e Professora Odila Rosa Scherer. Ela ainda explica que cada inscrito receberá alguma confirmação para saber o local correto que deverá realizar o exame.

Neste ano, o Enem conta com algumas novidades. Entre elas, está a estratégia de segurança. Além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o Inep coletará dados biométricos (impressão digital) em algum momento do exame. Na opinião da coordenadora, a coleta de impressões digitais é uma medida importante, porque, desta forma, é possível evitar cada vez mais as fraudes no exame.

Segundo a coordenadora, é fundamental que, nos dias de provas, as pessoas não esqueçam de levar caneta preta feita de material transparente. Além disso, é obrigatório apresentar algum documento oficial com foto. Nos dias das provas, os portões estarão abertos às 12h e devem fechar às 13h no horário de Brasília. O recomendado é que todos cheguem nos locais com antecedência, isso porque é proibida a entrada após o fechamento dos portões. As provas têm início às 13h30min.

Vale lembrar que o Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do Governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes.

PROVASO Enem é composto por 180 questões de múltipla escolha. As provas são divididas em quatro áreas de conhecimentos: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e Matemática e suas Tecnologias.  Além disso, é preciso fazer uma redação, um texto do tipo dissertativo-argumentativo.

Possíveis temas da redação

Em maio deste ano a Folha do Mate ouviu o professor de linguagens Daniel Gatelli que listou alguns dos possíveis temas para a redação do Enem. Relembre:

– Estatuto dos deficientes físicos / exclusão e inclusão dos deficientes físicos;- Tema ambiental, como poluições, destino do lixo, mau uso da água;Gatelli aposta nos temas que têm a ver com os comportamentos das pessoas diante das outras e do meio que vivem. Além disso, segundo ele, como o ministro da Educação é bispo da igreja universal, é relevante pensar sobre a valorização e importância da família, até porque são discursos recorrentes de pastores e bispos.