água, caneta, alguns lanches e o cartão de confirmação de inscrição. Isso foi o que mais se viu na mão daqueles que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Venâncio Aires. Na carona, alguns calmos, outros mais nervosos e aqueles que chegam na correria para não ficar de fora da sala.

Entre os participantes, aqueles que são estreantes nas provas, outros que já participaram do processo e que buscam o ensino superior ou a conclusão do ensino médio. Este foi o caso de Camila Henckes, que prestou o Enem pela 2ª vez e aos 19 anos busca a certificação no ensino médio.

A jovem estava entre as quatro gestantes venâncio-airenses que realizaram o exame na escola Cônego Albino Juchem e com expectativa de nascimento do bebê nesta semana. “Algumas questões estavam mais fáceis e outras mais difíceis. Mas o principal era ter mais concentração mesmo para acertar”, disse Camila, que terminou o primeiro dia de provas por volta das 15h10min.

Quem também fez pela segunda fez o Enem foi Cristian Alex Ludwig de 21 anos de idade. O jovem deseja prestar o vestibular, mas não sabe ao certo o que irá fazer ainda. Após cerca de pouco mais de duas horas em sala, no CAJ, o jovem comentou que não achou fácil a prova e teve mais dificuldades na área de ciências.