Foto: Vanessa Behling / Folha do MateAna Konzen quer se testar nas provas deste fim de semana
Ana Konzen quer se testar nas provas deste fim de semana

Em todo o país o fim de semana será dedicado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dois dias de prova vão mobilizar 2.007 venâncio-airenses.

Na Capital do Chimarrão, os testes são aplicados nas escolas Cônego Albino Juchem, Monte das Tabocas, Gaspar Silveira Martins, Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, Professor José de Oliveira Castilhos, Zilda Brito Pereira e Professora Odila Rosa Scherer.

Neste sábado, 5, os candidatos precisam respondem 90 questões, sendo 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os portões de acesso  foram abertos às 12h e fechados às 13h. Mas, apesar da divulgação e de uma hora para entrar nas respectivas salas, teve quem chegou correndo faltando pouquíssimos minutos, teve aqueles que esqueceram documentos, quem errou de local e teve que correr para encontrar a escola onde faria a prova, e ainda, quem chegou atrasado e não pode entrar.

As situações foram presenciadas pela reportagem da Folha do Mate, que acompanhou a chegada dos estudantes no Cônego Albino Juchem (CAJ).

Entre as participantes que se programou e chegou com antecedência foi a jovem Ana Konzen. Aos 16 anos, a estudante do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Frida Reckziegel contou que a participação no Enem deste ano será um teste para o do próximo ano, quando estiver completando o ensino médio. “Quero ter uma ideia de como é a prova, o processo em si, o grau de dificuldade, para me preparar para ano que vem.”

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateFabiane Chagas acompanhou a filha, que busca uma boa nota para conseguir ingressar na faculdade de Odontologia
Fabiane Chagas acompanhou a filha, que busca uma boa nota para conseguir ingressar na faculdade de Odontologia

Ela ainda acrescentou que a expectativa mesmo é pela redação, que será feita neste domingo. “Acho que será a parte mais difícil, O vocabulário que deixa a desejar nessas horas.” 

 Muitos acompanhantes também chegavam com os estudantes afim de dar aquela força no processo. Fabiane Regina Chagas, mãe da estudante Ana Júlia Chagas, de 16 anos, levou a filha até o local da prova e aguardou até que a jovem entrou na sala. “Vim trazê-la e também apoiá-la em um momento importante da vida dela. Agora é ficar na torcida.” Fabiane também quis conferer de perti a organização do processo. “Eu quis observar a organização do Enem devido aos últimos imprevistos [adiamento de provas em escolas ocupadas]. Em anos anteriores, já houve problemas com vazamento de informações. Torcemos para que mais nenhum fato negativo aconteça. Infelizmente, há um ponto de interrogação em relação à credibilidade do Enem neste ano.” A estudante do terceiro ano busca uma boa colocação no Enem para alcançar uma vaga na universidade, onde quer cursar Odontologia. 

A prova tem duração de 4h30min. Os candidatos poderiam sair a partir das 15h30min. Mas só podem sair com a prova os candidatos que deixarem a sala a partir de 17h30min. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira, 9. Quem perdeu o primeiro dia de prova pode fazer a segunda parte neste domingo, 6.

O Inep anunciou, que o balanço do primeiro dia do Enem 2016 será apresentado pela presidente do Instituto, Maria Inês Fini, em coletiva, às 18h. 

No total, são 8.356.215 milhões de inscritos que estão habilitados a fazerem as provas.

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateMinutos antes das 13h movimentou se intensificou em frente aos locais de prova
Minutos antes das 13h movimentou se intensificou em frente aos locais de prova
Foto: Vanessa Behling / Folha do MateQuem chegou um minuto após às 13h, encontrou as portas fechadas e não pode fazer a prova deste sábado
Quem chegou um minuto após às 13h, encontrou as portas fechadas e não pode fazer a prova deste sábado