Em alguns comércios da cidade, os enfeites coloridos de Páscoa já ocupam espaço nas prateleiras. Pequenos e grandes coelhos cheios de detalhes, guirlandas e outros enfeites, são chamariscos para enfeitar e embelezar diversos ambientes na data, comemorada, neste ano, no dia 5 de abril. Embora a época de pico das compras seja no início de março, muitas pessoas não abrem mão de percorrer com antecedência as lojas para fazerem uma pesquisa dos preços.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateCoelhos de pelúcia estão entre os itens mais procurados
Coelhos de pelúcia estão entre os itens mais procurados

Rosângela Schuck Hickmann, 52 anos, é proprietária de uma loja da cidade que também vende itens para a Páscoa. Além dos coelhos, guirlandas e outros enfeites que são vendidos prontos em sua empresa, sendo que todos são feitos por ela, Rosângela também vende o material para confeccionar os enfeites decorativos da data. Em sua loja, no mês de janeiro já inicia a procura pelos materiais para a confecção, pois, segundo ela, são comprados com antecedência em função do tempo que se leva para confeccionar os enfeites, mas é em dezembro que o material para a venda é providenciado. Conforme a proprietária, também no início de março a movimentação deverá ser maior, sendo que no período de férias, como janeiro e fevereiro, o movimento não diminuiu tanto. Ela explica: “Como janeiro e fevereiro é período de férias para muitos, as pessoas também compram os materiais nesses meses, pois aproveitam as férias para fazerem artesanato.”Embora a loja invista mais em produtos natalinos do que de Páscoa, no momento estão sendo vendidos coelhos, toalhas de mesa, panos de copa decorados, tecidos decorativos de Páscoa, entre outros itens.

COMPRA COM ANTECEDêNCIA

A nutricionista Alessandra Diniz, 40 anos, já comprou com antecedência alguns itens para a Páscoa. Além disso, ela também faz pesquisa de preços: “Eu dou uma olhada em duas ou três lojas para comprar as coisas, porque às vezes dá uma boa diferença de preço”, comenta ela. Ainda acrescenta: Eu compro com antecedência, pois se deixar pra última hora, posso ficar sem o produto.” Alessandra também costuma dar certos itens de presente, sendo que alguns são feitos até mesmo por ela, pois ela faz artesanato. Com o filho Miguel, dez meses, Alessandra diz que vai enfeitar muito mais a casa se comparado aos anos anteriores: “Vou comprar mais itens por causa do meu filho e vou começar a fazer pegadas de coelho no chão”, conta.

Alessandra ressalta que costuma comprar mais enfeites para o Natal: “Eu compro mais coisas para o Natal, por ter outro sentido e porque faço festa reunindo a família”, conta. Os enfeites comprados por ela na Páscoa são cestas, itens para a porta e mesa, bem como, coelhos de pelúcia.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateAlessandra, ao lado do filho Miguel, já está se preparando para a Páscoa
Alessandra, ao lado do filho Miguel, já está se preparando para a Páscoa