A manutenção das estradas do interior seguidamente são tema de reclamações de vereadores e moradores. O perímetro rural, com mais de 1,6 mil quilômetros de vias vicinais, enfrenta dificuldades para garantir a manutenção adequada, seja por falta de maquinário adequado ou pela escassez de material para aplicar nas estradas e ter trafegabilidade.

Buscando resolver parte do problema, o Executivo enviou ao Legislativo Municipal uma proposta para contratar de forma emergencial um Engenheiro de Minas, para viabilizar a extração de pedras para recuperar às estradas. Os parlamentares aprovaram a proposta de forma unânime.

Conforme o relator do projeto, o líder de governo, Gerson Ruppenthal (PDT), a iniciativa visa garantir estoque de materiais para ajudar na manutenção das vias. “Esse profissional se faz necessário, porque ele acompanha as atividades nas pedreiras. Em junho tivemos uma enxurrada e prejudicou o estoque de material para a recuperação das estradas. Por isso, é fundamental termos este engenheiro para garantir a continuidade dos trabalhos.”

O vereador Vilson Gauer (PT), destacou que a prefeitura busca qualificar o trabalho e agilizar o processo de melhoria das estradas, com a contratação do profissional. “Venâncio avança neste seguimento e busca qualificar o trabalho já executado pelo Município. Esperamos que esta contratação para agilizar a manutenção das estradas do nosso interior. Com a qualificação dos serviços, vamos fortalecer o nosso trabalho.”

João Stahl (DEM), que ocupava o cargo de Secretário de Meio Ambiente, e retornou nesta segunda-feira, 04, à Câmara, afirmou que a contratação emergencial também vai colaborar com os licenciamentos ambientais expedidos pela prefeitura. “Este profissional vai colaborar com as novas legislações, e também garantindo o trabalho para acelerar os processos de licenciamento que são emitidos pela prefeitura.”

O presidente da Câmara, José Cândido Faleiro Neto (PT), também ressaltou a importância do profissional para garantir estoques de material que é colocado nas estradas do interior. “Venâncio tem um interior muito grande e precisa deste profissional para garantir as licenças, para garantir a extração de materiais para conservar as pedreiras. No futuro será importante ter este trabalho com um engenheiro concursado para dar conta da demanda atual por material para a reforma das estradas.”

O profissional Engenheiro de Minas vai atuar na prefeitura com carga horária de 10 horas semanais, com remuneração de R$ 1,8 mil mensais. O contrato será de seis meses, prorrogáveis por mais seis. A medida visa melhorar os estoques da prefeitura de materiais utilizados na recuperação de estradas vicinais. Atualmente, o Município mantém uma pedreira na localidade de Cerro do Baú.