O domingo, 10, Dia das Mães, está chegando ao fim, e com ele o encerramento do 48º Rodeio Crioulo Estadual do Centro de Tradições Gaúchas (CTG Erva-Mate. Enquanto alguns laçadores retornam para casa com seus animais e troféus, outros ainda permanecem na pista de laço, no Parque Municipal do Chimarrão para garantir as últimas armadas e levar na ‘guaiaca’, as melhores premiações.
Por outro lado, o 1º Rodeio Artístico se encerrou no ginásio Poliesportivo, no horário previsto pelos organizadores. Ao todo, entre sábado, 9, e neste domingo, 34 grupos passaram pelo palco, com coreografias históricas, pilchas de época e atual, bem como as danças tradicionais com harmonia e intérpretação, e também a destreza nos passos dos chuleadores, para os olhares da comissão avaliadora.
Na parte campeira, os resultados gerais serão divulgados, pela secretaria, nesta segunda-feira, 11, dia do aniversário de Venâncio Aires. Nas modalidades Danças Tradicionais das categorias Xirús e Adultas, disputadas neste domingo, o título de campeão da primeira edição do Rodeio Artístico foi levado pelo CTG Ronda Charrua, de Farroupilha (25ª RT). CTG M’Bororé, de Campo Bom (30ª RT), levou a premiação de vice-campeã. O quarto lugar foi conquistado por Caxias do Sul, com o CTG Campo dos Bugres (26ª RT). A vizinha cidade de Santa Cruz do Sul, com o Lanceiros de Santa Cruz, obteve a quinta colocação. Na categoria Xirú, CTG Tropeiros da Amizade de Santa Cruz do Sul é o campeão, seguido pelo CTG Laço Velho de Bento Gonçalves, como vice-campeão. O terceiro lugar ficou em casa com o CTG Chaleira Preta.
Coordenador artístico e vice-patrão do Erva-Mate, Marcos Cézar Roessler, encerrou a edição com homenagem às mães, por meio da canção ‘Amigos’, na voz do conjunto musical da entidade.