Entre Prefeitura e Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, 23 servidores públicos planejam buscar cargos eletivos no pleito de outubro próximo. Os nomes foram confirmados ontem, já que o último dia para a desincompatibilização era a sexta-feira, 1º. No Legislativo Municipal, Ezequiel Stahl, assessor do vereador Celso Krämer (PTB), pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Giovane Wickert (PSB), e Diego Wolschick, que assessora Nery da Silveira (PDT), foram as baixas. Wolschick terá apoio de Gerson Ruppenthal, ex-vereador do PDT, que foi afastado por determinação judicial.
Já dos 21 nomes do Executivo que deixaram suas atividades públicas, destaque para os vereadores Jarbas da Rosa (do PDT, pré-candidato a prefeito), Ana Cláudia do Amaral Teixeira (do PDT e que buscará um novo mandato na Câmara) e Vilson Gauer (do PT, que também tentará a reeleição). Cogitado até para uma pré-candidatura a prefeito pelo PT, Celson Lucas Ferreira deixou função na Secretaria da Saúde e vai mesmo tentar uma cadeira na Câmara.
Izaura Landim, que ainda pode aparecer como nome do PMDB na corrida majoritária – depois que o partido rompeu com o PDT e Zecão Melchior anunciou que vai tentar se reeleger vereador -, deixou as suas atividades como enfermeira, na Saúde. Ciro Fernandes (PR), que já assumiu como vereador, saiu do Gabinete do Prefeito. Por fim, as pedetistas Luce Carmen Mayer (vice-presidente da ATVA) e Alessandra Ludwig (ex-coordenadora da agência FGTAS/Sine de Venâncio Aires), deixaram seus postos, respectivamente ligados às pastas de Infraestrutura e Serviços Públicos e Desenvolvimento Social, para disputarem um lugar no Legislativo.
DESINCOMPATIBILIZAçãO
DEIXARAM A PREFEITURA – Alberto Sausen (Agricultura), Ana Cláudia do Amaral Teixeira (Desenvolvimento Social), Astor Herdina (Saúde), Celson Lucas Ferreira (Saúde), Cezar Scherer (Saúde), Dieferson Umbelina (Educação), Elígio Daniel Weschenfelder (SISP), Ildemar Kleinpaul (SISP), Izaura Bernadete Bergmann Landim (Saúde), Jarbas Daniel da Rosa (Saúde), Luce Carmen da Rosa Mayer (SISP), Luiz Vogel Filho (Saúde), Patrícia Alexandra da Silva (Educação), Pedro Lino de Souza Neto (Agricultura), Sara Beatriz Senna Gonçalves (Educação), Vilson Francisco Gauer (Saúde), Alessandra Luisa Ludwig (Desenvolvimento Social), Ciro Eduardo Fernandes (Gabinete do Prefeito), José Carlos da Rosa (Saúde), Marciane Bergmann da Cunha (Fazenda) e Sidnei Luis Ferreira (Administração).
DEIXARAM A CâMARA – Diego Wolschick (ex-assessor de Gerson Ruppenthal e que continuou com Nery da Silveira) e Ezequiel Stahl (assessor de Celso Krämer).