A equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) flagrou durante a terça-feira, 14, entulhos depositados à beira da estrada do Corredor dos Macacos, junto ao Arroio Castelhano. Conforme informações do setor de fiscalização ambiental, este local vem sendo alvo dos ‘sujões’. A fiscal Carin Gomes diz que este tipo de infração ocorre com mais frequência em lugares isolados e próximos a cursos d’agua, pois nestas situações é mais difícil de encontrar vestígios que comprovem a autoria destes crimes ambientais.

Como a correnteza acaba arrastando o lixo depositado, isto gera poluição do recurso hídrico e também poluição visual. “Além disso, todo esse entulho vai acabar parando na região mais baixa da cidade, prejudicando os moradores”, enfatiza o secretário João Stahl. Recentemente, voluntários juntamente com a equipe da Semma, realizaram a limpeza em diversos pontos do arroio, bem como está sendo feito o desassoreamento do Castelhano por uma empresa contratada.

A Semma ressalta que está investigando quem são os responsáveis pela infração e pede às pessoas que por acaso tenham flagrado alguma situação deste tipo, que denunciem, preferencialmente repassando a placa dos veículos ou fotografias. A multa para quem comete este tipo de infração é, em média, R$ 5 mil e o responsável pode ser penalizado criminalmente.