Cobrando soluções da prefeitura de Venâncio Aires contra alagamentos ocorridos no último fim de semana, os vereadores de oposição aproveitaram a situação para exigir ações que possam minimizar os problemas enfrentados devido as enxurradas. Entre os fatores apontados pelos parlamentares está a utilização de máquinas para efetuar a desassoriação do Arroio Castelhano.

O equipamento havia sido garantido por empréstimo junto a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, entretanto a Prefeitura optou em não utilizar a máquina, pelo estado de conservação e a necessidade de reformas no aparelho.

A enxurrada do último fim de semana resultou em prejuízos superiores a R$ 10 milhões. Cerca de três mil residências, indústrias e estabelecimentos comerciais foram atingidos. No interior, cerca de mil quilômetros de estrada foram avariados pela força da água.

José Ademar Melchior, (PMDB), afirma que a limpeza do arroio não evitaria a enxurrada, mas poderia minimizar os efeitos. “Infelizmente não foi feita a limpeza do arroio, não posso garantir que com o trabalho, a enxurrada não iria acontecer, mas sei que poderia minimizar a situação.”

Também na bancada, oposicionista, Celso Krämer (PTB) destacou que o trabalho com uma draga poderia amenizar a situação dos moradores da parte baixa da cidade. “Nós fomos atrás de uma máquina. Envelhecida sim, mas com investimento de R$ 30 mil seria possível reformar a máquina e amenizar a situação. Na época, vereadores afirmaram que a máquina tinha panos e sacos amarrados no motor para funcionar, será que estes mesmos parlamentares estão preocupados agora com os colchões e roupas molhadas.”