Foto: Edemar Etges / Folha do MateFlávio Antônio Mallmann testou e aprovou a colheitadeira manual de mandioca
Flávio Antônio Mallmann testou e aprovou a colheitadeira manual de mandioca

Inovação é fundamental em todos os setores, inclusive, no meio rural. Inclusive para garantir sustentabilidade aos negócios na agricultura e, principalmente, facilitar as lidas no campo. Foi pensando em um equipamento de fácil manejo para a colheita do aipim, uma das principais culturas plantadas em Venâncio Aires, que a indústria venâncio-airense Rovler desenvolveu um novo produto.

Trata-se da colheitadeira manual de mandioca, que está sendo produzida em série pela empresa e sendo testada e utilizada por produtores de aipim do município e da região. O equipamento pesa 20 quilos e é muito versátil, facilitando o trabalho, reduzindo a mão de obra, evitando danos na coluna vertebral, como acontece no sistema tradicional com o arrancamento manual.

O produtor Flávio Antônio Mallmann, proprietário de uma agroindústria familiar de aipim, morador de Linha Grão-Pará Baixo, já testou o equipamento. Ele destaca a facilidade para arrancar o aipim, trabalho que era feito, até então, manualmente. “Eu não levava muita fé de que funcionava, mas depois que testei, tenho somente elogios ”, salientou.

É uma maravilha e não tem como comparar com o arranquio braçal”, Flávio Antônio Mallmann.

Invento

Ao falar do invento, o diretor-proprietário da Rovler Eraldo Müller, conta que a ideia surgiu a partir de visitas realizadas a diversos produtores, que solicitaram a criação de um equipamento que facilitasse a colheita. “Muitos produtores estão pensando em desistir da cultura, pois se queixam de dores na coluna devido o esforço demasiado para arrancar o aipim. E, os jovens estão saindo da lavoura porque consideram o trabalho muito difícil”, observa.

Para desenvolver o equipamento, a empresa contatou o escritório municipal da Emater/RS-Ascar e a empresa iniciou a fabricação do equipamento para testes e fez os ajustes necessários para facilitar o manuseio. Também testou diversos modelos junto a produtores até chegar a uma colheitadeira que preenchesse a necessidade e resolvesse o problema no arranquio do aipim.