A Escola do Chimarrão estará em evidência no próximo domingo, 06, em reportagem produzida pela TV Record a partir das 10h, na Travessa São Sebastião Mártir. Conforme a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, parceira na organização do evento, o conteúdo será exibido posteriormente em rede nacional. “Gostaríamos de fazer um chamamento para a população prestigiar e ajudar a difundir o hábito do chimarrão”, destaca o secretário-adjunto Saul Zart.
A Secretaria de Cultura está definindo atrações culturais para se juntarem ao ônibus da Escola do Chimarrão, que estará estacionado em frente à Igreja Matriz. Criada há nove anos pelo empresário Pedro Schwengber, a escola já ensinou mais de 1,3 milhão de pessoas a preparar a bebida típica do gaúcho, em feiras e eventos por todo o país.
A “sede itinerante” da escola tem a missão de manter e, ao mesmo tempo, resgatar o hábito cultural e patrimônio dos gaúchos sobre a erva-mate. Além disso, é uma forma de incrementar o turismo, valorizando o símbolo e título do município de Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão.
“A nossa bebida-símbolo exerce importante papel no desenvolvimento cultural, educacional, social e econômico”, complementa o secretário Lucas Ferreira. A Escola do Chimarrão foi destaque na última Fenachim. A RBS TV, através do programa Jornal do Almoço, transmitiu diretamente do Parque do Chimarrão o preparo de 36 modelos de chimarrão feitos pela Escola.