A antiga Escola Municipal Alfredo Scherer, localizada no Acesso Dona Leopoldina, sedia, desde 2012, cursos técnicos profissionalizantes. No ano passado o local passou por melhorias e ampliações como a reforma de sua estrutura. Segundo o presidente da Associação pró-escola profissionalizante dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Jandir da Silva, que também lidera a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Venâncio Aires, houve uma série de melhorias como a instalação de cozinha industrial, informática com 16 computadores e reestruturação de salas de aula.

O objetivo para este ano é aumentar o número de parcerias de escolas técnicas para que estas ocupem o local na formação de alunos e profissionais visando ao mercado de trabalho. “Temos uma demanda bem significativa de alunos em diversos cursos e precisamos de parcerias para que se consigam professores e novos cursos”, destaca Jandir.

Esta semana, o prefeito Airton Artus, os vereadores Ana Cláudia do Amaral Teixeira e João Roberto Stahl visitaram o local no intuito de conhecer a estrutura. A escola tem como diretora Sandra Schifelbein e já formou 300 alunos em cursos de pedreiro, leitura e interpretação de plantas, mestre de obras, carpinteiro, ferreiro, manuseio de retroescavadeira hidráulica, motosserra, etc. Estre as escolas parceiras estão o Senai, Senac e Senar.

IMPORTâNCIA DAS PARCERIAS

Jandir da Silva diz que a visita do Executivo e da Câmara de Vereadores é importante para que apoie a questão das demandas dos cursos e a contratação de professores. “Como a escola não tem fins lucrativos, as parcerias com o Poder Público e empresas privadas são fundamentais para a manutenção e o funcionamento”, disse Silva. A Unisc também já mostrou interesse em usar o local para as aulas práticas de gastronomia e culinária, sendo outro parceiro. Atualmente a Prefeitura cede a área e o prédio para as aulas e também auxiliou em parte da reforma do educandário.