A Escola Técnica da área da Construção Civil de Venâncio Aires, localizada no bairro Leopoldina, realiza o plano estratégico para o próximo ano. O trabalho é supervisionado pela coordenadora geral da escola Sandra Schifelbein.
De acordo com ela, para a realização do plano, foi necessário um diagnóstico que levantou oportunidades, pontos fracos e fortes da área e da escola. Além de apresentar a visão, valores, princípios e objetivos da escola, o plano estratégico para 2016 trará atividades que serão realizadas e metas de cursos.
Segundo Sandra, serão buscadas parcerias com professores qualificados e também com empresas para os cursos, pois a escola é mantida pela Associação Pró-escola Profissionalizante sem fins lucrativos. Entre os cursos que fazem parte do plano e que já são realizados são os da ‘NR’ para aqueles que atuam em locais onde a construção ultrapassa 2 metros e 10 centímetros de altura.
CAPACITAçõES E PROJETOSPara 2016, também estão na lista de capacitações, além da construção, os da área do mobiliário e projetos sociais voltados para os filhos dos trabalhadores das duas áreas associados ao Sindicato da Construção e do Mobiliário e que atuam nas empresas que fazem parte da associação que é mantenedora da escola. As atividades para as crianças devem começar em janeiro; no entanto, ainda haverá confirmação.
“Queremos fazer atividades no turno oposto ao escolar para que possam auxiliar no aprendizado futuro.” Outro objetivo que está no planejamento, é a realização de oficinas de artesanato e culinária para as mulheres como forma de geração de renda. A escola possui ampla cozinha para a área da gastronomia, inclusive, no próximo ano, irão alugar a peça para pessoas ou entidades que queiram ministrar cursos.
Como a entidade que mantém a escola é sem fins lucrativos, os cursos que serão realizados pela escola serão de baixo custo aos interessados e com desconto aos que integram a associação.
Hoje, as qualificações são vitais para as pessoas e a escola auxilia para o mercado profissionalSandra Schifelbein, coordenadora geral da Escola Técnica