No ano em que um novo Governo assume o Estado e novas expectativas surgem para a educação e outros setores, a Folha do Mate apresentou em 29 edições, a série ‘A Escola que Queremos’. Trabalho que teve como principal objetivo levantar os principais problemas e demandas das instituições de ensino da rede estadual de Venâncio Aires. Na lista, estiveram também os aspectos positivos.

Foto: Jaqueline Carissími / Folha do MateSérie apresentou as 29 escolas estaduais do município
Série apresentou as 29 escolas estaduais do município

Do bairro, do centro ou do interior as demandas são as mesmas. Esteja ela relacionada com a falta de estrutura, falta de espaço e alunos, recursos humanos e dificuldade em concretização de obras. A lista é extensa e a expectativa apresentada por cada responsável dos educandários, também. Em entrevista ao jornal, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Luís Ricardo Moura, afirmou que as demandas nas áreas de recursos humanos estão sendo resolvidas com contratações, convocações ou nomeações. “As obras de infraestrutura das escolas estão sendo verificadas se são de emergências ou de urgência. Toda solicitação que implica e que não dá condições para os alunos seguirem seu ano letivo, está sendo solucionado o mais rápido possível. Mas toda a obra em condições, mas que a escola passa por necessidade, será avaliado e se entendermos que a ajuda vai contribuir para a melhora do espaço e no desenvolver da aprendizagem, elas estão sendo inclusas na listas de demandas”, explica.

O Governo do Estado formou um grupo para agilizar obras escolares denominado Gabinete de Gestão Integrada de Obras Escolares. A 6ª CRE deve participar de uma reunião referente as escolas estudais de região com o gabinete de gestão na quarta-feira.