Ainda em processo de recuperação dos prejuízos causados pela enxurrada do fim de semana, as escolas municipais Frederico Closs, de educação infantil, e Odila Rosa Scherer, de ensino fundamental, retornam às aulas somente na próxima quinta-feira, 3. O comunicado foi feito pela Secretaria Municipal de Educação na tarde desta segunda-feira, 30, dia em que as duas escolas do bairro União já não receberam os alunos para se dedicar à limpeza e reorganização dos ambientes atingidos pela chuva.

Conforme relatório feito pela Secretaria, a água nas dependências da Emei Closs, que atende 110 crianças, chegou a um metro acima do nível do piso. A enxurrada danificou geladeiras, câmara fria, fogão industrial, freezer, máquinas de lavar roupa, armários, brinquedos e alimentos, bem como o assoalho em três salas.

No ginásio da escola Odila, a água atingiu o mesmo nível, danificando todo o assoalho de madeira da quadra, material esportivo, brinquedos, balcões, portas e um armário. Já nas dependências do educandário, a água chegou a 40 centímetros de altura. A instituição, que conta com 368 estudantes, sofreu prejuízos em móveis, assoalho, equipamentos eletrônicos e alimentos.

Entre as escolas municipais da zona rural, a única que teve as aulas suspensas nesta segunda-feira foi a Presidente Vargas, em Linha Stamm, pois as vias de acesso não apresentavam condições de trafegabilidade. Pelo mesmo motivo, 87 alunos das escolas municipais João Cândido de Moura (de Linha Marmeleiro) e 1º de Maio (Linha Santos Filhos), bem como das escolas estaduais Helmuth Lehmen (Linha Cachoeira) e Jubal Junqueira (Vila Deodoro) estão com dificuldades de chegar até os educandários.