Teve início hoje, na rede estadual de ensino, o período de matrículas dos alunos inscritos entre outubro e novembro do último ano para ingressar em instituições de ensino no primeiro semestre letivo de 2016, como é o caso dos que vão entrar nos primeiros anos do ensino fundamental e médio. O prazo para efetuar a matrícula com a entrega da documentação nas escolas vai até o dia 15 deste mês.
Como em anos anteriores, houve filas nas primeiras horas de matrícula, sobretudo nas instituições de ensino mais requisitadas, como a Escola de Educação Básica Cônego Albino Juchem, do Centro. é nela onde deve estudar a jovem Eloisa da Rosa, de 15 anos e que vai ingressar no primeiro ano do ensino médio. Até então, estudava na Escola de Ensino Fundamental Professora Leontina, do bairro Santa Tecla.
Acompanhada da mãe Maria Isabel, ela aproveitou o primeiro dia de matrícula para comparecer na sua nova instituição de ensino na busca pela garantia de vaga no turno que deseja, a tarde. Moradora de Linha Arroio Grande, contou que optou pela instituição por acreditar na qualidade do ensino prestado.
Vice-diretora da Escola Cônego, Marisa Lisete Schwingel diz que a instituição de ensino é, de fato, bastante procurada e nem sempre se consegue vaga para todos os estudantes. Há dificuldade de conciliar o turno desejado com a capacidade de atendimento e, muitas vezes, a saída acaba sendo a procura por outros colégios. Segundo Marisa, a Escola Cônego já conta com cerca de 1300 alunos e todos os anos é procurada por estudantes oriundos de cerca de 20 instituições de ensino.
Como informado pela Secretaria da Educação do Estado, as vagas são distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada escola. Caso não exista vaga no estabelecimento de ensino que o estudante deseja, assegura-se a matrícula em outra escola pública.
Antes da matrícula, entre os dias 19 de outubro e 18 de novembro de 2015, houve a inscrição daqueles que desejam ingressar em instituições de ensino nesse primeiro semestre letivo do ano. Apesar do processo informatizado garantir a vaga, ele não permite a escolha do turno de estudo, que deve ser feita no ato da matrícula, ou seja, de ontem até dia 15.
Obrigatória, a matrícula presencial é efetivada no estabelecimento de ensino para qual o aluno foi designado, com a entrega da pré-matrícula impressa, acompanhada de certidão de nascimento ou carteira de identidade do candidato e comprovante de residência, como conta de água, luz, telefone ou declaração de moradia, além de outros documentos que a escola pode vir a solicitar.
TRANSFERêNCIAS E REINGRESSOS
De hoje até o dia 15 de janeiro também está aberto o período para os pedidos de transferência e reingresso daqueles que estão atualmente fora das salas de aula e desejam retomar os estudos, que podem ser realizadas no endereço eletrônico http://www.educacao.rs.gov.br pelo responsável do aluno menor de 18 anos ou o próprio aluno com 18 anos ou mais. O prazo também vale para as inscrições no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que deve ser realizada diretamente na escola pretendida. Já as matrículas ocorrem de 25 a 29 de janeiro.
DEMAIS REDES
Conforme informado pelo Setor Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro será aberto novo período de matrículas para o ensino fundamental, que também se aplica para a EJA. Além disso, está previsto para a última semana de fevereiro a abertura de período de inscrições para a educação infantil.
Na rede privada, cujas aulas têm início previsto entre os dias 15 e 22 de fevereiro, não há um período específico para a realização das matrículas, mas as instituições de ensino destacam a importância dos responsáveis pelos alunos as procurarem com antecedência para a garantia da vaga.