As 17 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) do interior de Venâncio Aires e que estão sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação, segundo a secretária municipal de Educação, Joice Battisti, Gassen, são responsáveis em manter a união das comunidades onde elas estão inseridas. Por isso, todo o esforço da Administração Municipal em manter estas escolas em funcionamento, mesmo com um baixo número de alunos, como é o caso das multisseriadas.
Nos últimos anos, a Secretaria Estadual de Educação, via 6ª CRE, desativou cinco escolas estaduais de ensino fundamental em Venâncio Aires. Segundo Joice, está em processo de municipalização da Escola Santa Isabel de Linha Isabel, que conta com 30 alunos. Com este número de alunos, é possível, sim, manter uma escola funcionando no interior. “Fechar uma escola não significa que os alunos vão ficar sem estudo. Eles somente serão alocados em outra escola”, frisa.
ESCOLAS ESTADUAIS
A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que tem como coordenador regional de Educação Luiz Ricardo Pinho Moura, busca sempre atender as necessidades das escolas, e, ainda, busca fomentar parcerias, objetivando agregar sempre mais aos educandos destas escolas.
Sobre a possibilidade de fechar mais escolas, a 6ª CRE assegura que no momento, a mantenedora não tem o intuito de cessar nenhum outro estabelecimento de ensino, até porque se preocupa e entende a importância das escolas para o meio onde as mesmas estão inseridas.
FORMAÇÃO
Moura salienta que a 6ª CRE está sempre proporcionando formações para os professores para que as realidades vividas por estes educandos sejam sempre consideradas nas abordagens e projetos pedagógicos desenvolvidos na escola, procurando que estes educandos valorizem o espaço onde vivem e que possam perceber possibilidades de sucessão se assim quiserem.
Fechadas As escolas cessadas nos últimos anos foram: EEEF de Tangerinas, EEEF Arthur Emilio Mylius, EEEF Avaí, EEEF de Linha Bem Feita e EEEF Ondina dos Santos Martins, e os poucos alunos remanescentes nestas escolas foram encaminhados para outras Escolas do Campo na proximidades destas.