Foto: Vanessa Behling / Arquivo FMDesfiles na
Desfiles na ‘Rua Grande’ devem ocorrer nos dias 25 e 27 de fevereiro de 2017

Faltando pouco mais de três meses para a maior festa popular do país, os abnegados do Carnaval de Venâncio estão com os trabalhos a todo vapor e fazem de tudo para ver as agremiações na ‘Rua Grande’ em fevereiro. Para tanto, é preciso juntar forças e, principalmente, recursos.

Na noite de segunda-feira, 21, os presidentes das escolas Malandros do Ritmo, Unidos das Vilas, Unidos da Vila Freese e da Fiel Tribo Guarani, e ainda, o presidente da Liga Carnavalesca de Venâncio, Celson Ferreira, estiveram reunidos, na comunidade da Vila Freese, com o prefeito eleito Giovane Wickert, que assume a Administração Municipal em janeiro. Com a finalidade de discutir a realização do Carnaval no próximo ano e o apoio às escolas, o encontro culminou com um consenso entre os participantes: buscar recursos para que os desfiles sejam realizados.

Em busca de alternativasCom a verba, que é destinada anualmente às escolas, sendo curta, outras alternativas são estudadas pelos envolvidos. Segundo Celson Ferreira, entre as mudanças cogitadas estão a diminuição de componentes; promover os desfiles em outro local onde possa haver cobrança de ingresso e venda de bebida e alimentação; encontrar patrocinadores; e buscar verbas na Secretaria Estadual de Cultura e também no Ministério da Cultura, via Lei Rouanet.

Além disso, através da Super Liga do Rio Grande do Sul (SULIRGS) – entidade representativa das ligas e associações do carnaval do interior gaúcho, a Liga do Carnaval de Venâncio vislumbra algum valor financeiro para o Carnaval local. Nos próximos dias a entidade estadual deverá se reunir para discutir o assunto.

O prefeito eleito, Giovane Wickert, afirma que a intenção é viabilizar o Carnaval, mas ressalta que o momento do Município é de extrema dificuldade financeira e que vai buscar alternativas para ‘aliviar’ a conta da Prefeitura. “Temos este projeto aprovado para captação de R$ 200 mil através da Lei Rouanet e já fizemos contato com um empresário, que manifestou interesse em colaborar. A Prefeitura tem um custo fixo de aproximadamente R$ 80 mil com sonorização, palco e segurança, entre outras coisas, e não podemos nos comprometer com um valor mais elevado”, argumentou.

Wickert reforça que a ideia é buscar o montante a ser destinado às escolas de samba junto ao empresariado, mas não descartou complementar os valores. “Se não conseguirmos captar, vamos ver até onde podemos ir sem prejuízo às finanças”, concluiu.

Ao longo desta semana, os envolvidos realizam contatos com políticos e com empresas para apresentar e discutir avanços já no próximo encontro do grupo agendado para segunda-feira, 28, a partir das 19h30min, na comunidade da Vila Freese.

Datas dos desfilesCom a transferência dos desfiles de Porto Alegre para os dias 10 e 11 de março, a Liga de Venâncio projeta os desfiles na Capital do Chimarrão para os dias 25 e 27 de fevereiro. Com isso, o presidente da Liga, Celson Ferreira, acredita que a festa local será engrandecida com a vinda de participantes do Carnaval da Capital, assim como atrai visitantes de todo o estado.

Com a dificuldade financeira, o Carnaval competitivo já está praticamente fora de cogitação.

“Podemos fazer um Carnaval mais simplificado, sem tantas exigências, mas que vai agradar ao público e às escolas e contar com o apoio externo e da Prefeitura”

Giovane WickertPrefeito eleito