Foto: Alan Faleiro / Folha do MateCom produtos de limpeza chegando ao fim, Escola Leontina vai pedir ajuda dos pais
Com produtos de limpeza chegando ao fim, Escola Leontina vai pedir ajuda dos pais

A crise brasileira e gaúcha tem sido bastante prejudicial à área considerada mais importante para o futuro do país: a educação. Além dos professores da rede estadual terem tido os salários parcelados, as escolas vem sofrendo com o atraso no repasse de verbas estaduais e federais que são de suma importância para a manutenção do atendimento aos estudantes.

Conforme relato da diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina, Rosane Herdina, a instituição de ensino do bairro Santa Tecla ainda não recebeu recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) neste ano. Além disso, desde julho, o Estado deixou de pagar a chamada verba de autonomia financeira.

Segundo Rosane, ambos os recursos se voltam à qualificação do patrimônio da escola e também para a sua manutenção. São utilizados, por exemplo, para a compra de materiais de limpeza, que já estão fazendo falta no colégio. “Só não faltou ainda porque estamos racionando ao máximo. A gente deixou de comprar material didático e pedagógico, que poderia enriquecer as aulas, para conseguir pagar as contas e comprar material de higiene.”

Ela diz que a instituição de ensino já deixou de receber em torno de R$ 6 mil este ano. Para amenizar a situação, a diretora espera contar com o apoio da comunidade escolar através de campanha. “Semana que vem, vamos mandar bilhete aos pais para convidá-los a ajudar na compra de material de limpeza e papel higiênico, caso contrário, não teremos mais como se manter.”

De acordo com a diretora, a situação tornou-se triste e humilhante. “A gente só espera que essa situação não se alastre por muito tempo.”

Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira, 11, ou no flip